OS ELEMENTOS MUSICAIS E A ESCRITA
Resumo
Atendo-nos às definições correntes dos principais elementos que constituem a música -- a melodia, a harmonia e o ritmo -- , nos vem a pergunta sobre as suas origens e o seu desenvolvimento. O que é ritmo? O que é harmonia? O que é melodia? Como estas palavras se transformaram em conceitos regentes do que vem a se chamar de arte musical?
Referências
• ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música . Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda, 1987.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Lingüística Geral I . Campinas: UNICAMP, 1991.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega II . Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 1988.
CAGE, John. De Segunda a Um Ano . Tradução de Rogério Duprat. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
• HOUAISS, Instituto Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa . Versão 1.0. Editora Objetiva Ltda, 2001. CD-ROM.
KERÉNYI, Carl. Dioniso . Tradução de Ordep Serra. São Paulo: Odysseus Editora Ltda, 2002.
MED, Bohumil. Teoria da Música . Brasília: Musimed, 1996.
PLATÃO. A República . Tradução de Enrico Corvisieri. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 2000.
------------- Diálogos -- Vol. V. Fedro -- Cartas -- O Primeiro Alcibíades . Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 1975.
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música (Edição Concisa) . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido: Uma Outra História das Músicas . São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).