BORIS GODUNOV : TEMPOS TURBULENTOS NO PASSADO E A AURORA DOS TEMPOS MODERNOS

Autores

  • Luciana Oliveira de Barros UFRJ

Resumo

Na obra Boris Godunov , de Pushkin o tema inicia-se após a morte do tsar Ivan IV, o Terrível, primeiro tsar russo em 1584, passando o trono para seu filho Fiodor, rapaz frágil e despreparado para governar. Alguns anos depois, em 1591 o outro filho de Ivan, Dmitri, oriundo de seu sétimo casamento é assassinado e a suspeita recai sobre Godunov, então conselheiro do reino, que teria o caminho facilitado caso tivesse apenas que disputar o trono com o já doente Fiodor. Sem surpresas, em 1598, Fiodor morre e Boris Godunov, cunhado de Ivan, assume o trono russo depois de uma pressão popular. Em 1603, o jovem plebeu Gregory se intera da misteriosa morte do herdeiro Dmitri, que tinha aparentemente a sua mesma idade, e resolve assumir a identidade do jovem assassinado. Munido de uma audácia despreocupada e cinismo, Gregory resolve clamar pelo trono russo como se fosse o filho pródigo. Evidentemente, os boyards Shuiski e Pushkin, então aliados de Godunov, vêem no jovem a grande oportunidade de desestabilizar e enfraquecer o reinado vigente que já submetia o povo a uma situação miserável.

Referências

ARENDT, Hannah Lições sobre a filosofia política de Kant . Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.

__________. A condição humana . 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito de História. In: Magia , técnica , arte e política . Ensaios sobre literatura, e história da cultura. São Paulo, Brasiliense. 1996

FOUCAULT, M. Microfisica do Poder . Rio de Janeiro, Graal. 1997

GREENLEAF, Monika. Pushkin and Romantic Fashion . Stanford University Press, California . 1994

GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos . O Estado N acional e o Nacionalismo no século XX . Trad. Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora. 1997

HABERMAS, Jürgem. O conceito de poder de Hannah Arendt . In: FREITAG, Bárbara; ROUANET, Sérgio P.(org.). São Paulo: Ática, 1990.

KULENKAMPFF, Jens. A estética kantiana entre antropologia e filosofia transcendental . In: DUARTE, Rodrigo (Org.). Belo, Sublime e Kant . Belo Horizonte: UFMG, 1998.

PUSHKIN, A. Boris Godunov . Maskvá: Maskvá, 1981

WOLFF, Tatiana. Pushkin on Literature . The Athlone Press, London . 1986

Downloads

Edição

Seção

Artigos