Entre palavra e imagem: auto-retratos de Armando Freitas Filho e Rubens Gerchman

Autores

  • Mariana Quadros

Resumo

Os entretons e os degradés se imiscuem à pena do poeta, que se faz, no limite, pincel; as palavras, a voz fazem significar melhor o trabalho do pintor. Nesta aproximação incessante, que nunca chega ao máximo de indistinção, pode-se compreender em que medida a poética de Armando Freitas Filho e a plasticidade de Rubens Gerchman se constroem nos limites, sempre nas beiras: perfis sem fim , o auto-retrato realizado entre pena e pincel pode avançar mais um pouco na desestabilização das distinções entre identidade e anonimato; sinal do infinito , é possível avançar sempre mais um pouco na dissolução nunca definitiva da distância entre palavra e imagem. Também a leitura pode avançar sempre mais um pouco: entre clareza e obscuridade, na busca de compreender a vizinhança de poesia e pintura, a análise de pintor e poeta em relação nunca acaba de se construir.

Referências

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária . Bauru: EDUSC, 2003.

FREITAS FILHO, Armando. 3X4 . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

______. Cuidado! Tinta fresca!. In: GERCHMAN, Rubens. Rubens Gerchman . Rio de Janeiro: Salamandra, 1989.

GREIMAS, A. J. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: OLIVEIRA, A. C. Semiótica plástica . São Paulo: Hacker, 2004. p. 74-96.

GREIMAS, A. J. & COURTÉS, J. Sémiotique: Dictionnaire raisonné de la théorie du language, thome II . Paris: Hachette, 1986.

JAMESON, Frederic. O inconsciente político : a narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Ática, 1992.

MITCHELL. “Word and image”. In: NELSON, R. S. & Shiff, R. (edits). Critical terms for Art History . Chicago, London: The University Chicago Press, 1996.

SÜSSEKIND, Flora. Um piscar de olhos. In: FREITAS FILHO, Armando. 3X4 . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

TATIT, Luiz. Musicando a Semiótica . São Paulo: Annablume, 1997.

TEIXEIRA, Lucia. Station Bourse: o que os olhos não viram. In: CORTINA, A., MARCHEZAN, R. (org.). Razões e sensibilidades : a semiótica em foco. Araraquara: FCL/ UNESP, 2004, p. 221-247.

Downloads

Edição

Seção

Artigos