O Rei apalhaçado de Bumba-meu-boi
Resumo
O circo é magia que nasce e morre na noite do espetáculo. Desde a infância, Ariano Suassuna tem verdadeiro encantamento pelos circos sertanejos que passam pela cidade de Taperoá. Infância que vivia no encontro entre o riso do circo que passava pela cidade e a religiosidade do colégio protestante onde estudava. Ambos reconciliadores em sua vida. Tal paixão o faz construir o seu próprio circo, erguido com a lona e as estacas de suas palavras, de sua arte: a literatura. “A literatura é a minha festa: é lá que eu canto e danço”, diz Suassuna.Referências
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento : o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi. São Paulo : HUCITEC ; Brasília : Editora UNB, 1996. 3ª edição.
BERGSON, Henri. O riso. Ensaio sobre a Significação da Comicidade. São Paulo : Martins Fontes, 2001.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo : Editora Unesp, 2003.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro . Prefácio de Antônio Balbino. 3ª edição revisada e aumentada. Brasília : Instituto Nacional do Livro/ Ministério da Educação e Cultura, 1972.
FELLINI, Federico. Fellini por Fellini . Tradução : Paulo Hecker Filho. Porto Alegre- RS : L&PM Editores Ltda, 1974.
NEWTON JUNIOR, Carlos. O circo da onça malhada . Iniciação à obra de Ariano
Suassuna . Recife : Artelivro, 2000.
SUSSUNA Ariano. Romance d´A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta . 5ª edição. Rio de Janeiro : José Olympio, 2004.
SUASSUNA, Ariano . O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão -- Ao sol da Onça Caetana. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1977.
SUASSUNA, Ariano. O Movimento Armorial . Recife : UFPE -- Depto. De Extensão Cultural. Pró-reitoria para Assuntos Comunitários. Editora Universitária, 1974.
SUASSUNA, Ariano. Depoimento . In : SUASSUNA, Ariano. Seleta em Prosa e Verso . Rio de Janeiro : José Olympio Editor, 1974. p. 162 -- 195.
SUASSUNA, Ariano. A Compadecida e o Romanceiro Nordestino . In : SILVA, Maximiniano de Carvalho (prefácio e supervisão). Literatura Popular em Verso . Rio de Janeiro : Ministério da Educação e Cultura/ Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973. p. 154-164.
SUZUKI, Márcio. Quem ri por último, ri melhor -- Humor, riso e sátira no « século da crítica » . In : TERCEIRA MARGEM -- Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Faculdade de Letras, Pós-Graduação, Ano IX, nº 10. Rio de Janeiro : 7 Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).