As Possibilidades para o Corpo na Poesia de Leonardo Fróes

Autores

  • Mauro Cezar de Souza Junior UFRJ

Resumo

Na base da poética de Leonardo Fróes se encontra uma aguda crítica ao antropocentrismo. O fugere urbem inscrito em sua poesia se justifica pelo fato de que na cidade o homem convive quase exclusivamente com outros de sua espécie -- e o isolamento em relação ao conjunto maior de seres, a natureza, acaba por deixá-lo artificial e parcialmente auto-referenciado. Já vimos [ii] que a principal estratégia sugerida por Fróes para driblar tamanho equívoco é a dissolução da subjetividade em meio ao ambiente natural, promovendo uma integração entre os reinos supostamente divididos: animal, vegetal e mineral ( Pucheu : 1999). O devir imposto ao sujeito em êxtase se traduz poeticamente através de imagens que procuram denunciar o confinamento antropomórfico, principal setor da caverna espelhada do antropocentrismo. Assim, seria possível inserir a obra de Leonardo Fróes entre as expressões artísticas empenhadas em subverter o projeto que, a partir dos fins do Século das Luzes, como uma “verdadeira obsessão”, procurou “‘fixar' a face do homem” e “confinar o ser humano num retrato imóvel e definitivo” ( Moraes : 2002, p. 19).

Referências

Eliade, Mircea. “Mefistófeles e o Andrógino ou o Mistério da Totalidade”. In: _____. Mefistófeles e o Andrógino . Comportamentos religiosos e valores espirituais não-europeus. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Fróes , Leonardo . “ A Fábula da Cebola”. Entrevista cedida a Alberto Pucheu, Ricardo Lima & Sérgio Cohn. Revista Azougue , São Paulo, n. 8, pp. 5-11, abril de 2003.

_____. Chinês com sono ; seguido de Clones do Inglês . Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

_____ . Vertigens­ -- Obra reunida (1968-1998). Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Lautréamont . “Os Cantos de Maldoror”. In: _____. Obra Completa . Os Cantos de Maldoror. Poesias. Cartas. Tradução, prefácio e notas de Cláudio Willer. São Paulo: Iluminuras, 1997.

Moraes , Eliane Robert. O corpo impossível . A decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. Partes I e II. São Paulo: Iluminuras, 2002.

Pucheu , Alberto. “Na poesia vertiginosa de Leonardo Fróes”. Resenha do livro Vertigens , de Leonardo Fróes. In: O Globo , Prosa e Verso , 6 de Fevereiro de 1999.

Souza Junior , Mauro Cezar. “A insistência na imprevisibilidade: Leonardo Fróes e o Chinês com sono ”. Resenha do livro Chinês com sono , de Leonardo Fróes. In: Revista Germina , março de 2006. Disponível em: http://www.germinaliteratura.com.br/literatura_esp_froes12.htm .

_____. “O Chamado Selvagem da Sobrenatureza: Leonardo Fróes e Gary Snyder ”. In: Revista Garrafa . Rio de Janeiro, n. 8, janeiro--abril de 2006. Disponível em: http://www.ciencialit.letras.ufrj.br/entrelugares/maurocezar.htm .

_____. Poesia e Possessão Extática na obra de Leonardo Fróes . In: Revista Garrafa . Rio de Janeiro, n. 6, maio--agosto de 2005. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/garrafa6/14.htm .

Downloads

Publicado

2017-02-05

Edição

Seção

Artigos