O enigma dos olhos inquietos. Sobre dois poemas de Claro Enigma

Autores

  • Wellington Augusto da Silva UFRJ

Resumo

O estudo de Antonio Candido, Inquietudes na poesia de Drummond, volta a sua atenção essencialmente para os livros Sentimento do Mundo , José e A Rosa do Povo a fim de verificar as “manifestações do estado de espírito desse eu todo retorcido” (pág.98). Mais claramente, a proposta que aqui tentaremos é a de verificar a continuidade do movimento da inquietude, como representação de um sujeito dividido entre a contensão individual e a participação social. De antemão, uma generosa dica para este desafio também está apontada no ensaio de A. Candido. Embora o livro esteja compreendido no período analisado, a proposta se sustenta pela singularidade apontada pelo próprio autor, já que Claro Enigma “apresenta uma inflexão dos aspectos” (pág.120) trabalhados até então. Recolhemos da parte final do estudo as sugestões que nos servirão de ponto de partida. A primeira relaciona-se ao modo pelo qual Drummond opera sua inquietude nos dois poemas selecionados. A segunda, identificar a forma pela qual os poemas se organizam em torno da intensidade dos problemas com os quais lidam.

Referências

ADORNO, T. “ Palestra sobre lírica e sociedade ”. In: Notas de Literatura I . São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, Col. Espírito Crítico, 2003;

ANDRADE, Carlos D. Antologia Poética. 33 a ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1996;

ANDRADE, Mário de. Elegia de Abril. In. Aspectos da Literatura Brasileira, São Paulo, Martins, s/d.

COSTA, Iná C. A Herança modernista nas mãos do primeiro Drummond . In PIZARRO, Ana (org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. São Paulo/Campinas: Memorial/Unicamp, 1995.

Downloads

Publicado

2017-02-05

Edição

Seção

Artigos