O enigma dos olhos inquietos. Sobre dois poemas de Claro Enigma
Resumo
O estudo de Antonio Candido, Inquietudes na poesia de Drummond, volta a sua atenção essencialmente para os livros Sentimento do Mundo , José e A Rosa do Povo a fim de verificar as “manifestações do estado de espírito desse eu todo retorcido” (pág.98). Mais claramente, a proposta que aqui tentaremos é a de verificar a continuidade do movimento da inquietude, como representação de um sujeito dividido entre a contensão individual e a participação social. De antemão, uma generosa dica para este desafio também está apontada no ensaio de A. Candido. Embora o livro esteja compreendido no período analisado, a proposta se sustenta pela singularidade apontada pelo próprio autor, já que Claro Enigma “apresenta uma inflexão dos aspectos” (pág.120) trabalhados até então. Recolhemos da parte final do estudo as sugestões que nos servirão de ponto de partida. A primeira relaciona-se ao modo pelo qual Drummond opera sua inquietude nos dois poemas selecionados. A segunda, identificar a forma pela qual os poemas se organizam em torno da intensidade dos problemas com os quais lidam.
Referências
ADORNO, T. “ Palestra sobre lírica e sociedade ”. In: Notas de Literatura I . São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, Col. Espírito Crítico, 2003;
ANDRADE, Carlos D. Antologia Poética. 33 a ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1996;
ANDRADE, Mário de. Elegia de Abril. In. Aspectos da Literatura Brasileira, São Paulo, Martins, s/d.
COSTA, Iná C. A Herança modernista nas mãos do primeiro Drummond . In PIZARRO, Ana (org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. São Paulo/Campinas: Memorial/Unicamp, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).