MORAL E DIALÉTICA N' O HOMEM DUPLICADO
Resumo
A imagem do espelho, o reflexo de modos de ser em O homem duplicado mostra uma insistência com aquilo que Adorno chama de dialética por esta se mover pelos extremos com o propósito de levar à inversão. Neste ponto acreditamos que Saramago diverge do pensador na medida em que os personagens não querem ser o outro, apesar da indignação da imagem roubada, o que é salientado o tempo todo é a vontade deles no direito à particularidade e, por extensão, o dilema de não poder escolher. Apesar disso, se funde nos dois textos a denúncia da desumanização, do outro ser notado apenas enquanto objeto, refletido, subsumido para deleite de uma das partes na contenda de viver. Talhado para não servir de exemplo, o duplicado dentro de uma sociedade repressiva como nos ensina Adorno, se nivela ao conceito de homem embora isto não passe de uma paródia da imagem e semelhança. Tanto isto é cabível que os adjetivos original e cópia são usados indiscriminadamente ao longo do romance na nossa interpretação com a finalidade de desmascarar a idéia de quem se parece com quem e mesmo para confundir a semelhança. Chegamos a tal constatação ao observarmos o comportamento arredio do personagem protagonista; ele parece estar fugindo o tempo todo, se esquivando de ser objeto de contemplação, enfim, de fugir dos olhares alheios quando na verdade é o seu olhar que mais o preocupa. O inominável de dentro dele o acusando de ser ninguém, colocando-o o tempo todo em discussão com a imagem descoberta.
Referências
ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento . Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985
ADORNO, Theodor W. Minima moralia - Reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. São Paulo: Ática: 1993
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão . Tradução de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2002
SARAMAGO, José. O homem duplicado . São Paulo: Companhia das Letras, 2002
_____. Ensaio sobre a lucidez . São Paulo: Companhia das Letras, 2004
_____. Ensaio sobre a cegueira . São Paulo: Companhia das Letras, 1995
_____. Todos os nomes . São Paulo: Companhia das Letras, 1997
_____. Viagem a Portugal . São Paulo: Companhia das Letras, 1997
_____. O evangelho segundo Jesus Cristo . São Paulo: Companhia das Letras, 1991
_____. A caverna . São Paulo: Companhia das Letras, 2001
_____. Memorial do convento . Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil, 1996
_____. Levantado do chão . Rio de Janeiro: Record/Altaya, 1996
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