A OBRA DE CARTOLA E O NOVO DA REDE

Autores

  • Ronaldo Só Moutinho

Resumo

O morro da mangueira foi o lugar onde muito aconteceu na vida e na obra de Agenor de Oliveira, o Cartola. Porém antes de ir para a Mangueira, os bairros do Catete e de Laranjeiras foram lugares no qual teve contato com os ranchos e o samba proibido pela policia. E dali, certamente, sua escuta já seria diferenciada, pois já começava a estar exposto aos vários elementos, que mais tarde, iriam fazer parte de sua vasta obra. Cartola compôs samba-enredo, sambas como “As rosas não falam”, ”O mundo é um moinho”, “Alvorada”, “Acontece” e muitos outros de grande beleza e riqueza de vida. Aprendeu a tocar violão sozinho e estava sempre procurando dar um toque de novidade nos acompanhamentos, por intermédio de seus acordes invertidos, e nos arranjos com instrumentos e de vozes. Fez poemas para serem lidos e também pintou suas telas. Cartola nasceu em 1908 e respirou os ares e as grandes questões que o século XX trazia. Por isso o bairro do Catete e de Laranjeiras, em menor dose, e o Morro da Mangueira, base de sua vida musical, foram seus redutos de aprendizagem. Em diametral oposição ao que se chama aprendizado. Uma aprendizagem vigorosa, pois passou por uma experienciação, uma travessia que deu sentido e gosto. E isso foi representativo à medida que suas obras eram marcas de sua caminhada, pelo caminho e pela construção de vida que possuía. A obra de Cartola foi fruto de viver várias vidas vividas nos bairros de bem, nas escolas de samba, com as amizades, com as famílias, com a diversidade do Rio e principalmente com a Mangueira; as várias Mangueiras que provocaram outros olhares e por conseguinte alteridade.

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