Margens de um “eu” -- memória e busca de identidade em poemas de Sophia de Mello Breyner
Resumo
O presente trabalho pretende interpretar poemas selecionados do livro No Tempo Dividido e Mar Novo (1985), de Sophia de Mello Breyner Andresen. O olhar lançado sobre os poemas será direcionado para dois percursos: o da memória e o do feminino. Dois caminhos aqui entendidos e percorridos através das margens; de um lugar outro, descentrado, que só se permite entrever, apontando para as próprias lacunas. As lacunas de que aqui falamos não representam meros vazios, mas vazios inaugurais, porque inauguram uma inesgotável produção de sentido e invenção.Referências
ALVES, Moreira Branca e PITANGUY, Jaqueline. O que é Feminismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BACHELARD, Gaston. A Dialética da Duração. São Paulo: Ática, 1998.
BARBOSA, Myriam Estellita Lins. A Memória no Processo de Criação Literária. Dissertação de mestrado em Literatura Brasileira. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de Letras, 1993.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BERGSON, Henry. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade -- Lembranças de Velhos. 2.ed. São Paulo, T. A. Queiroz/Ed. Universidade de São Paulo, 1987.
BRANCO, Lucia Castello. A Traição de Penélope. São Paulo: Annablume, 1994.
CASTRO, Antonio J. Jardim. Música: Vigência do Pensar Poético. Tese de doutorado em poética. Rio de Janeiro, UFRJ. Faculdade de Letras, 1997.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.
DE LAURETIS, Tereza. A Tecnologia do Gênero. Trad, Suzana B. Funck. In: __ . Hollanda, Heloisa Buarque de, org. Tendências e Impasses; O Feminismo como Critica da Cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p.206 -- 242.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Trad. Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. A Hermenêutica do Mito. In: Aprendendo a Pensar. 3. ed., Petrópolis: Vozes, 1991.
MOI, Toril. Feminists, Female, Feminine. In: __. Et Alii. The Feminist Reader. London: Macmillan Press Ltd, 1989. P. 117-132.
OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A Cicatriz do Andrógino. In: Elogio da Diferença; O Feminismo Emergente. São Paulo: Brasiliense, 1991.
SHOWALTER, Elaine. A Literature of Their Own. Eagleton.: Feminist Literary Theory Network, 1996.
SOARES, Angélica. Memória e Poesia: Interrogando a Identidade em Lya Luft, Helena Parente Cunha, Hilda Hilst, e Marly de oliveira. In: Cadernos de Letras. Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, 1999, p.106- p. 111.
WOOLF, Virginia. Um Teto Todo Seu. Trad. Vera Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1929.
XAVIER, Elódia. Identificações em curso e as relações de gênero do novo milênio no Brasil. In: Mujer, Cultura y Sociedad en América Latina. 1 ed. Caracas: La Galaxia, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).