NOTAS SOBRE O ZARATUSTRA DE NIETZSCHE

Autores

  • André Vinícius Pessôa UFRJ

Resumo

Assim Falou Zaratustra , obra poético-filosófica sem precedentes na história do pensamento, foi escrita por Friedrich Nietzsche entre 1883 e 1885. No Ecce Homo , Nietzsche discorreu sobre o pathos trágico que envolveu a feitura da obra, as dificuldades com a saúde, a influência de Lou Salomé, uma jovem russa que Nietzsche amou sem ser correspondido, as mudanças de cidades, tudo isso acontecendo enquanto se punha a escrever a saga de Zaratustra. Uma inspiração mediúnica foi fundamental para a clarividência da obra.

Referências

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Tradução de Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. 2006.

--------------------------- Ensaios e Conferências. Traduções de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002.

--------------------------- Nietzsche -- Vol. 1 . Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

MACHADO, Roberto. Zaratustra -- tragédia nietzschiana . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra -- Um livro para todos e para ninguém . Tradução de Mário da Silva. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2006.

----------------------------- Ecce Homo -- Como alguém se torna o que é . Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Artigos