A RECONQUISTA DA FORÇA EVOCATIVA DA MÚSICA: UMA INTRODUÇÃO

Autores

  • Sônia de Almeida do Nascimento UFRJ

Resumo

O questionamento que se encontra na epígrafe deste texto, por si só, já sugere um caminho que impõe a nós aquela “atitude interrogativa” de que falou Heidegger, ou seja, “a resolução de abrir-se a um poder-suportar a manifestação” de possibilidades futuras. Essa atitude, citando Leão, “nos convoca a sermos mais livremente o que fomos, descortinando o que seremos no horizonte do somos” (LEÃO, 2000, p. 46); e o que nos convoca para junto de si, o que nos interessa, solicita-nos sem cessar na medida em que nos chama para estarmos junto a si e assim persistir. Acreditamos, destarte, que colocando-nos em questão, submetendo-nos ao questionamento, estaremos prontos para aceitar o desafio de conviver com as “possibilidades”. Nesse sentido, podemos afirmar que, nesse texto, introdução não é uma questão de conhecimento cronológico, mas é imersão, salto no profundo que clama em nós. Então , a introdução aqui intencionada nada mais é que a abertura para que a força evocativa da Música aflore como aquela que nos põe em atitude interrogativa. Esse “aflorar” exige, apenas, o poder suave da simplicidade de um saber escutar aquele que surge de sua nascente. Cuidando dessa floração, escutamos o som que emerge; o som que vibra a partir da sonância, da reunião que recolhe e convoca. Acreditamos ser este o som telúrico que está contido na harmonia que afina e sintoniza entre si os campos de articulação de mundo (HEIDEGGER, 2003, p. 164).

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Publicado

2007-06-30

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Artigos