MANUTENÇÃO DAS TRADIÇÕES OU QUEBRA DE PARADIGMAS? A CRIAÇÃO LITERÁRIA SOB A ÓTICA FEMININA NA OBRA DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA

Autores

  • Viviane Arena Figueiredo UFRJ

Resumo

O trabalho em questão apresenta uma ampla visão da vida e obra da escritora brasileira Júlia Lopes de Almeida, procurando considerar sua literatura através da tradição cultural presente no final do século XIX. Para tal, torna-se relevante analisar a cultura feminina da época, de modo que se possa verificar as influências das tradições familiares dentro dos romances de Júlia Lopes. Por outro lado, cabe apontarmos em sua obra, um ponto chave de sua criação literária: a quebra de certos paradigmas inerentes ao comportamento feminino do século XIX, um assunto que vem merecendo destaque em muitos dos estudos recentes sobre a autora.

Palavras-chave: TRADIÇÃO -- FAMILIA -- FEMINISMO

Referências

ALAMBERT, Zuleika. A mulher na história: a história da mulher . São Paulo: T. A.

Queiroz,1998.

ALMEIDA. Júlia Lopes de Memórias de Marta . Sorocaba: Durski, 1889.

______. O livro das noivas . Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1896.

______. Eles e Elas . 2 ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1910.

______. A Silverinha (Crônica de um verão) . Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1914.

______. A família Medeiros . Rio de Janeiro: Empresa Nacional de Publicidade, 1919.

______. A intrusa . Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura, 1994

______. A falência . Florianópolis: Editora Mulheres, 2003.

BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Tradução de Waltensir Dutra. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

CAVALCANTI, Raissa. O casamento do sol com a lua: uma visão simbólica do masculino e do feminino . São Paulo: Círculo do livro, 1987.

KOSOVSKI, Éster. Adultério . Rio de Janeiro: Codecri, 1983

QUINTANEIRO, Tânia. Retratos de mulher: o cotidiano feminino no Brasil sob o olhar dos viageiros do século XIX . Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SAMARA, Eni de Mesquita. As mulheres, o poder e a família. São Paulo, século XIX . São Paulo: Editora Marco Zero e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 1989.

SORJ, Bila. “Percepções sobre esferas separadas de gênero”. In: Araújo, Clara; Scalon, Celi (Org.) Gênero, família e trabalho no Brasil . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

TELLES, Norma. Fragmentos de um mosaico: escritoras brasileiras no século XIX . Labrys estudos feministas . Rio de Janeiro, 2005. Disponível em < http://www.labrys.br > acesso em 17 fev. 2006.

YALOM, Marilyn. A história da esposa: da Virgem Maria a Madonna: o papel da mulher casada dos tempos bíblicos até hoje . Trad. Priscilla Coutinho. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Artigos