Literatura e Palco

Autores

  • Leila Míccolis

Resumo

Há várias décadas lidamos com Literatura e Dramaturgia, e por isto quisemos em nossa pós-graduação nos aprofundar nelas, através de um caminho que as re-unisse, pois o teatro teve por berço a poesia, na Grécia clássica. Foi através deste viés que desembocamos no estudo dos gêneros, um dos pilares da Teoria Literária, e que tem interessante contribuição a dar ao tema deste nosso VIII Simpósio da Semana da Ciência da Literatura -- a Teoria Literária e suas Fronteiras. A princípio pode parecer estranho termos escolhido a Taxinomia para falar de contemporaneidade, uma vez que esta área é considerada por muitos teóricos como anacrônica, só utilizada, hoje em dia, como mero exercício de retórica, sem qualquer “serventia” que “justifique” seu estudo. Nada mais ilusório. Quem se aprofunda no épico percebe de imediato que além dele lidar com a possibilidade das fronteiras intercomunicantes -- entre a literatura e as artes cênicas, no caso do presente trabalho -- ,também se apresenta, na tensão patética, como uma exceptio, um “estado de exceção”, no qual literatura e encenação nascem e apresentam-se juntas, portanto sem delimitações limítrofes no que concerne à sua gênese.

Referências

ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca -- Escritos efêmeros sobre Arte, Cultura e Literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

BORBA FILHO, Hermílio. Espetáculos Populares do Nordeste. São Paulo: DESA, 1966. (Col. Buriti).

BORNHEIM, Gerd. Breves observações sobre o sentido e a evolução do trágico, p.69-92. In: O sentido e a máscara. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1975.

CARNEIRO, Geraldo. Piqueninque em Xanadu. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.

COUTINHO, Eduardo F. Os discursos sobre a literatura e sua Contextualização. In Fronteiras imaginadas -- Cultura Nacional / Teoria Internacional. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2001.

HIRSCH, Linei. Transcriação teatral: da narrativa literária ao palco. In O Percevejo -- Revista de Teatro, Crítica e Estética, Departamento de Teoria do Teatro, Programa de PóGraduação em Teatro, Ano 8, nº 9, ISSN nº 0104-7671. Rio de Janeiro UNIRIO, 2000.

HUYSSEN, Andreas. Mapeando o Pós-Moderno. In: Pós-Modernidade e Política. Trad. Heloísa Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1991.

IVO, Lêdo. Poesia Completa -- 1940 -2004. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.

KONX, Bernard. Édipo em Tebas. O herói trágico de Sófocles e seu tempo. Tradução: Margarida Goldsztyn. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

MACIEL, Maria Esther. Teatro de Palavras: Mallarmé, Fernando Pessoa e Octávio Paz. In Voo Transverso -- Poesia, Modernidade e Fim do Século XX. Rio de Janeiro/Minas Gerais:Sette Letras / Fale/UFRM, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Os Termos-Chaves da Análise do Discurso. Tradução de Maria Adelaide P. P. Coelho da Silva. 1ª ed. Lisboa: 1997

STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Poética. Tradução de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. (Biblioteca Tempo Universitário).

RYNGAERT, Jean-Pierre. Tradução de Paulo Neves. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4ª e. -- 1ª reimpressão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

STALLONI, Yves. Os gêneros literários. 2ª e., trad. e notas de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

TELES, Gilberto Mendonça. Saciologia Goiana -- poemas entre 1970 a 1981. In Hora Aberta. Organização Eliane Vasconcellos. 4ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigos