O que há de novo na velha história? O atual e o contemporâneo nas releituras de Chapeuzinho Vermelho

Autores

  • Maria Iranilde Almeida Costa

Resumo

Buscar o novo parece uma tarefa inútil numa época em que já se acatou a morte deste como fato consumado. Tarefa aparentemente tão inexecutável quanto a da donzela que, trancada no quarto real, tem de tecer palha em ouro, mas, como sempre ocorre nos campos do maravilhoso, entra um anão coxeando e salva-lhe da morte iminente, levando-a, por isso, à condição de rainha. Na vida real, faltam anões salvadores, fadasmadrinhas, objetos mágicos. A magia real é alcançada pela palavra, que consegue sem recalques transformar o sapo no príncipe, o príncipe no sapo, o velho em criança, a certeza em indecisão. Sendo a palavra esse lugar onde é possível ‘ser' e também ‘não ser', a vida se vai apresentando, disfarçada, colorida, tecida em mil dias para ser desfeita no escondido da madrugada, de modo a perdurar o disfarce revelador: somos nós que nos construímos e, assim sendo, não nos sabemos nunca, porque nunca nos acabamos. A palavra é reveladora, se temos como vê-la, ou como guardá-la. A palavra também é transformadora, se a usamos para tocar em feridas arraigadas e, por essa razão, imperceptíveis porque nos insensibilizamos e acostumamos com elas.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinicius N. Honesko. Chapecó: Argos, Editora da Unichapecó, 2009.

ANDRADE, Carlos Drummond. Contos Plausíveis. 7ª ed. São Paulo: Record, 2006.

BARTHES, Roland. Como viver junto. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo:Martins Fontes, 2003.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7ª ed. São Paulo; Brasiliense, 1994.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 21ª edição revista. Trad. Arlene Caetano. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

CÍCERO, Antônio. O mundo desde o fim. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo:DCL, 2003.

GOULD, Joan. Fiando palha, tecendo ouro: o que os contos de fada revelam sobre as transformações na vida da mulher. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

GRIMM, Jakob; GRIMM, Wilhelm. Os contos de Grimm. Tradução do alemão Tatiana Belinky. 9ª ed. São Paulo: Paulus, 2007.

PERRAULT, Charles. Contos de Perrault. Tradução de Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Paulus, 2005.

PRATA, Mário. In: MESERANI, Samir Curi. Redação Escolar: Criatividade. Rio de Janeiro: Globo, 1970. (Disponível também em

http://www.marioprataonline.com.br/obra/literatura/infanto/chapeuzinho/chapaeuzinho. htm)

SANT'ANNA, Afonso Romano de. Paródia, paráfrase e cia. Série Princípios. 8ª edição. São Paulo: Ática, 2007.

SAMOYAUT, Thiphaine. A intertextualidade. Trad. Sandra Nitrini. São Paulo:Aderaldo & Rothschild, 2008.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigos