O vazio em Clarice e Duras

Autores

  • Maria Sílvia Antunes Furtado

Resumo

Partindo de três ensaios literários que oferecem pistas para se pensar em uma aproximação entre a escrita de Clarice Lispector e Marguerite Duras, comparam-se alguns aspectos dos romances A paixão segundo G.H e O arrebatamento de Lol. V. Stein. Semelhanças e diferenças são ressaltadas a partir da leitura que tem como suporte a teoria literária e a psicanálise.

Palavras-chave: Clarice Lispector; Marguerite Duras; teoria literária; narrativa; psicanálise

Referências

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. Trad. Maria Margarida Barahona. Lisboa:Edições 70, 1989.

CASTELO BRANCO, Lúcia. Não há literatura. In: http://www.tanto.com.br/luciacastelobranco.htm. página capturada em 06/06/2010.

COELHO, Eduardo Prado. A paixão depois de G.H.. in: Revista Remate de Males. Campinas (SP), n. 9, p. 147-151, 1989.

CZERMAR, Marcel. Sobre o deslumbramento de Lol V. Stein por Marguerite Duras. In: Paixões do objeto: estudo psicanalítico das psicoses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

DURAS, Marguerite. O deslumbramento de Lol. V. Stein. Trad. Ana Maria Falcão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

________________ .Escrever. Trad. Rubens Figueiredo. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. Edições standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

FURTADO, Maria Sílvia Antunes. Tessituras sobre o deslumbramento de Lol. V. Stein, de Marguerite Duras. In: Coletânea de artigos e ensaios lingüísticos e literários. São Luís: Editora Uema Cogito, Ergo Sum, 2008.

KRISTEVA, Júlia. A doença da dor. In: O sol negro: depressão e melancolia. Trad. Carlota Gomes. 2 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

LACAN, Jacques. Homenagem a Marguerite Duras pelo arrebatamento de Lol. V. Stein. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H..Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

__________.Preciosidade. 22 ed. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990

PESSOA, Fernando. Cancioneiro. In: Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994.

SHAKESPEARE, William. Macbeth. In: Tragédias. Volume 1. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1995.

SILVA, Flávia Trocoli Xavier da. Molduras para o vazio: duas obras de Clarice Lispector. Campinas (SP), 2004. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de Linguagem.

____________ . Anotações das aulas de DINTER -- Doutorado em Ciência da Literatura / Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministradas no período de 24/05 a 04/06/2010.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigos