O desarranjo interior em Vidas Secas
Resumo
O artigo, baseado nas três figuras kierkegaardianas do desespero, ligadas à “síntese do eu”, parte da análise dos cinco personagens de Vidas Secas, estabelecendo uma relação entre cada um deles e as figuras identificadas como o desespero inconsciente de ter um eu, o desesperado que não quer ser ele próprio e o desesperado que quer ser ele próprio. A nosso ver, Fabiano carrega em si a marca captadora da essência dos conflitos de todos que o cercam e reúne, num único homem, cada uma das três figuras em diferentes combinações ao longo do livro.
Palavras-chave: Angústia, Síntese do Eu, Vidas Secas.
Downloads
Publicado
2013-03-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).