Apontamentos sobre A Natureza da Realidade Física em Sigfried Kracauer
Resumo
A resistência de Siegfried Kracauer em apresentar sua produção intelectual constituída por via de uma sistematização vulgar pode ser entendia como uma aversão mesmo aos limites impostos pelo método sistemático da filosofia -- o que ele representa, de acordo com o estudioso, a seu tempo. Kracauer se inscreve no percurso peculiar dos pensadores contemporâneos que combateram frontalmente o que chamou de “abstracionismo” concreto, a serviço da dominação (em todos os sentidos) de um mundo desencantado que, liberto de uma relação mediada com a natureza, todavia se mantém circunscrito auma racionalidade abstrata na forma como a “reconhece”. Um mundo que se liberou, talvez, de suas imagens alegóricas, mas que não pôde colocar nada em seu lugar. O problema, pois, não se restringe à validade do(s) método(s) de investigação possível à realidade: o crucial aqui é a maneira pela qual a realidade aparece e qual o significado que encerra dentro de uma dada experiência concreta, sobretudo dentro dos liames de força da forma do pensamento em voga. A questão da relação objetiva e desmistificada com a physis e seus fundamentos como o único meio capaz de produzir conhecimento
verdadeiro coloca-o em confronto com o abstracionismo sistemático e com a empiria ingênua e facilitadora, o que aparece recorrentemente, mais ou menos de forma regular, em seus escritos.
Downloads
Publicado
2013-03-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).