O esfacelamento do sagrado em Panamérica

Autores

  • Rafael Ottati UFRJ

Resumo

PanAmérica, obra do escritor brasileiro José Agrippino de Paula, se inicia com a descrição de uma cena inusitada: o narrador-protagonista (cujo nome nunca chegamos a conhecer), com um megafone em mãos, sobrevoa um dos vários estúdios que utiliza em Hollywood, supervisionando a produção do mar de gelatina verde que servirá como cenário para a sequência. Descobrimos, algumas linhas abaixo, que a cena em questão visa recriar -- cinematograficamente -- o mito bíblico do êxodo, mais especificamente a fuga dos hebreus pelo Mar Vermelho (PAULA, 2001, p. 13-27). O presente artigo visa problematizar a questão do sagrado na presente obra, através do uso que faz de imaginário cristão e de ações do narrador em relação a tal imaginário.

 

Biografia do Autor

Rafael Ottati, UFRJ

Mestrando em Literatura Comparada, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura
(UFRJ). Bolsista da CAPES.

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Publicado

2013-03-30

Edição

Seção

Artigos