O envolvimento e a ruptura de Albert Camus com o pensamento de sua época
Resumo
A Argélia na qual Camus viveu proporcionou a construção de suas personagens, ao longo dos seus romances, pela ótica do absurdo e da revolta. Para desenvolver a discussão acerca dos aspectos que permearam a vida e a obra do autor, o trabalho está organizado em quatro tópicos. Primeiramente, pretende-se apresentar a Argélia vivida por Camus. Em seguida, propõe-se mostrar que o momento em que ele viveu nessa colônia francesa, ela encontrava-se em determinado contexto socioeconômico, político e cultural particular que marcou a personalidade do autor. Num terceiro momento, aborda-se o envolvimento de Camus de forma intensa com os acontecimentos de sua época, com o ambiente cultural e intelectual. Esse envolvimento precoce e fugaz foi responsável pela composição artístico-literária de suas obras e pelas formulações teóricas em seus tratados filosóficos. Finalmente, discute-se a ruptura entre Camus e os existencialistas e os comunistas, enfocando a inauguração de uma fase na qual o autor abandona qualquer forma de ressentimento, tornando-se maduro e independente.
Palavras-chave: Albert Camus, Argélia, Existencialismo, Ruptura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).