O processo de criação como artifício do jogo
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo levantar questões em torno da criação artística através da dança, buscando, na medida do possível, rastrear pequenas ou quem sabe mínimas partículas de um pensamento que se faz em processo construtivo no corpo do artista-bailarino. Essas questões são norteadas a partir da premissa que o corpo é visto como uma rede processual que se constrói através de conexões que estabelecem um jogo seletivo a partir de um artifício que se articula, na tentativa de informar e estabelecer um rico diálogo, com a criação artística que também é demarcada por processo.
Palavras-chaves: Arte -- Dança -- Corpo -- Criação -- Jogo
Referências
BADIOU, Alain. Pequeno Manual de Inestética; tradução Marina Appenzeller. -- São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
GULLAR, Ferreira. Sobre arte Sobre poesia (uma luz do chão) / Ferreira Gullar. -- 2ª ed. -- Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
HEIDEGGER, Martin. A Questão da Técnica, trad. Emmanuel Carneiro Leão. Ensaios e Conferências. Editora Vozes, Petrópolis, 2002.
ISER, Wolfgang. Teoria da recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, J.C de Castro (org.) VII Colóquio UERJ. Teoria da Ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
_____________. O fictício e o imaginário. In: ROCHA, J.C de Castro (org.) VII Colóquio UERJ. Teoria da Ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
_____________. O jogo. In: ROCHA, J.C de Castro (org.) VII Colóquio UERJ. Teoria da Ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
RIBEIRO, António Pinto. Corpo a Corpo. Possibilidades e limites da crítica. 1ª ed. -- Lisboa: Edições Cosmos, 1997.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Fundamentos da Estética do Efeito: uma leitura. In: ROCHA, J.C de Castro (org.) VII Colóquio UERJ. Teoria da Ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).