O processo de criação como artifício do jogo

Autores

  • João Paulo Gross Coelho UFRJ

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo levantar questões em torno da criação artística através da dança, buscando, na medida do possível, rastrear pequenas ou quem sabe mínimas partículas de um pensamento que se faz em processo construtivo no corpo do artista-bailarino. Essas questões são norteadas a partir da premissa que o corpo é visto como uma rede processual que se constrói através de conexões que estabelecem um jogo seletivo a partir de um artifício que se articula, na tentativa de informar e estabelecer um rico diálogo, com a criação artística que também é demarcada por processo.

Palavras-chaves: Arte -- Dança -- Corpo -- Criação -- Jogo

 

Referências

BADIOU, Alain. Pequeno Manual de Inestética; tradução Marina Appenzeller. -- São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

GULLAR, Ferreira. Sobre arte Sobre poesia (uma luz do chão) / Ferreira Gullar. -- 2ª ed. -- Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

HEIDEGGER, Martin. A Questão da Técnica, trad. Emmanuel Carneiro Leão. Ensaios e Conferências. Editora Vozes, Petrópolis, 2002.

ISER, Wolfgang. Teoria da recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, J.C de Castro (org.) VII Colóquio UERJ. Teoria da Ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

_____________. O fictício e o imaginário. In: ROCHA, J.C de Castro (org.) VII Colóquio UERJ. Teoria da Ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

_____________. O jogo. In: ROCHA, J.C de Castro (org.) VII Colóquio UERJ. Teoria da Ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

RIBEIRO, António Pinto. Corpo a Corpo. Possibilidades e limites da crítica. 1ª ed. -- Lisboa: Edições Cosmos, 1997.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Fundamentos da Estética do Efeito: uma leitura. In: ROCHA, J.C de Castro (org.) VII Colóquio UERJ. Teoria da Ficção. Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Artigos