A memória do holocausto em Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares

Autores

  • Angela Beatriz de Carvalho Faria UFRJ

Resumo

Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares, vencedor de inúmeros prêmios (Prémio LerMillenium 2004, Prémio José Saramago 2005 e Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2007), apresenta personagens dilaceradas que “se cruzam, se entrelaçam, se movimentam, por vezes se amam e geralmente se magoam na noite (e na vida) de uma fria e emblemática cidade, supostamente, alemã”. Ao resgatar a memória do Holocausto ou a “inimagibilidade da Shoah” (catástrofe, em hebraico), o romance insere-se na tetralogia “O Reino” e na série dos “livros pretos”(como os define o próprio autor) “livros feitos para desencantar” e cujos “temas apontam os limites da violência e do mal”, evidenciando a “ausência de felicidade, o vazio que insidiosamente se enche de dor e loucura”, a ameaça a que estamos sujeitos de forma aleatória, o absurdo existencial kafkaniano.

Referências

DIAS, Ângela Maria, GLENADEL, Paula. (Orgs.). Estéticas da crueldade. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2004.

LINS, Ronaldo Lima. A indiferença pós-moderna. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

MATTÉI, Jean-François. A barbárie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. Trad. Isabel Maria Loureiro. São Paulo: UNESP, 2002.

PIGLIA, Ricardo. O último leitor. Trad. Heloísa Jahan. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.) História, memória, literatura: o testemunho na era da catástrofe. Campinas, S.P.: Editora da UNICAMP, 2003.

TAVARES, Gonçalo M. Jerusalém. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

______. Entrevista concedida ao Círculo de Leitores (CL-online):

www.circuloleitores.pt/cl/artigofree.asp?cod_artigo=107981-66k-. Acesso em 13/04/09.

Publicado

2009-06-30

Edição

Seção

Artigos