MÚSICA E (DIS)SIMULAÇÕES: UM PRURIDO AURICULAR

Autores

  • Celso Garcia de Araújo Ramalho UFRJ

Resumo

Temos de fato que conviver com um certo prurido auricular e reconhecer que acreditamos nas dissimulações da muÌsica reproduzidas pelo acionamento dos aparelhos fonograÌficos; acreditamos no poder delegado a noÌs de acionar e desacionar os aparelhos podendo escolher quando ouvir muÌsica ou não. O que a tradição da “teoria da muÌsica” tem a nos dizer sobre a questão representação e muÌsica? Como a criÌtica musical tem contribuiÌdo e como pode contribuir para compreender esta questão? Existe uma teoria, uma histoÌria e uma criÌtica que articulem muÌsica e representações da muÌsica? Pensemos nisso tudo ao ler e ouvir as representações graÌficas e fonograÌficas da muÌsica sabendo que o ligar e desligar desmancham a questão essencial de todas as muÌsicas: a memoÌria.

Palavras-chave: MuÌsica, representação, poeÌtica. 

Referências

BENNETT, Roy. Uma breve histoÌria da muÌsica. São Paulo: Jorge Zahar, 1986. CARDOSO, Belmira, MASCARENHAS, MaÌrio. Curso completo de teoria musical e

solfejo. Volume I e II. São Paulo: Irmãos Vitale, 1997.

CARPEAUX, Otto M. Uma Nova HistoÌria da MuÌsica. Rio de Janeiro: Edições de

Ouro, 1958.

KIEFFER, Bruno. HistoÌria da muÌsica brasileira: dos primoÌrdios ao iniÌcio do seÌculo

XX. São Paulo: Movimento, 1997.

LACERDA, Osvaldo. CompeÌ‚ndio de teoria elementar da muÌsica. São Paulo:

Ricordi, 2002.

MED, Bohumil. Teoria da MuÌsica. BrasiÌlia: Musimed, 1996.

POZZOLI. Guia teoÌrico-praÌtico para ensino do ditado musical. I & II PARTES São

Paulo: Ricordi, 1999.

PRIOLLI, Maria Luiza. PrinciÌpios baÌsicos da muÌsica para a juventude. Volume I e

II. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de MuÌsicas, 1995.

RUPPERT, Edwart E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos

Invertebrados. São Paulo: Roca, 2005.

Downloads

Publicado

2007-09-30

Edição

Seção

Artigos