Anotações sobre a filosofia da liberdade em a náusea, de Jean-Paul Sartre

Autores

  • Patrícia da Silva Carmello UFRJ

Resumo

Situada entre a filosofia e a literatura, a obra de Jean-Paul Sartre é considerada atualmente pela historiadora da psicanálise Elizabeth Roudinesco ( Roudinesco, 2007), junto a outros cinco filósofos franceses do século XX - Canguilhem, Foucault, Althusser, Deleuze e Derrida - cujas obras caracterizam-se pela crítica e pelo engajamento político, como um filósofo na tormenta, expressão que dá nome ao recente livro da autora. Todos seriam partidários de uma filosofia da liberdade, por não se adaptarem ao status quo mesmo diante do crescente estreitamento do pensamento ocidental da segunda metade do século XX; assim como da concepção freudiana de inconsciente, muito embora o próprio autor nunca tenha admitido. Sobre a reunião dos autores na insígnia da tormenta, a historiadora afirma que foi à custa de uma travessia da tormenta, que permearia a obra e vida de todos, que eles se recusaram a “transformar-se em servidores de uma normalização do homem, a qual, em sua versão mais experimental, não passa de uma ideologia da submissão a serviço da barbárie.” (Roudinesco: 2007, 11). Ela assinala, ainda, que todos publicaram suas obras antes que a televisão e as grandes mídias assumissem tamanha importância na transmissão da informação.

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BORNHEIM, Gerd A. Sartre. São Paulo: Perspectiva, 1984.

FREUD, S. Luto e Melancolia. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol.XIV, Rio de Janeiro: Imago, 1980.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5ed. São Paulo: Loyola, 1999.

LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

LUCÁKS, George. Teoria do Romance. São Paulo: Duas Cidades, 2000.

LYOTARD, Jean François. A Condição Pós-moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1998.

MENDONÇA, Cristina Diniz. Sartre: uma filosofia de situações: uma quase conversa com Bento Prado Jr. Mente Cérebro e Filosofia. São Paulo, edição nº 5, p.24-33, 2007.

SARTRE, Jean-Paul. A Náusea. 6 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

________ O Ser e o Nada. 13 ed., Petrópolis: Vozes, 2005.

________ Esboço para uma Teoria das Emoções. Porto Alegre: L&PM, 2007.

SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. “Uma Breve Biografia de Jean-Paul Sartre.” No endereço eletrônico: http://www.psiclin.ufsc.br/Biografia%20de%20Sartre.pdf. Acesso em agosto de 2007.

REVISTA TEMPO BRASILEIRO: Jean-Paul Sartre: 1905-2005. Rio de Janeiro, nº 162, Tempo Brasileiro Editora, jul.-set. 2005.

ROUDINESCO, Filósofos na Tormenta: Canguilhem, Sartre, Foucault, Althusser, Deleuze, Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

Publicado

2009-06-30

Edição

Seção

Artigos