Osman Lins e as tendências da arte contemporânea
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relacionar a obra Avalovara do escritor Osman Lins com algumas tendeÌ‚ncias da arte depois dos anos 60.O capiÌtulo denominado Roos e as cidades e a paixão de Abel pela personagem alemã serão relacionados com as ideÌias da Internacional Situacionista; o Movimento NeoiÌsta e outras tendeÌ‚ncias da arte contemporaÌ‚nea.
Palavras-chave: Osman Lins, Teoria da Deriva, Lei do pêndulo,Diagramas.
Referências
-Apologia da Deriva: escritos situacionistas sobre a cidade/ Internacional Situacionista; Paola Berenstein Jacques, organização; Estela dos Santos Abreu, tradução. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
-BASBAUM, Ricardo. AleÌm da pureza visual. Porto Alegre: Zouk,2007.
-DAHMEN,Silvio Renato. O Cientista filoÌsofo. In: Filosofia, CieÌ‚ncia &Vida. São Paulo: Editora Escala, ano I, nuÌmero 4,2007.
-FERREIRA, Ricardo Bruno. Galileu e a sua importaÌ‚ncia epistemoloÌgica.Revista Spectrum.DisponiÌvel em: www.ipv.pt/millenium/Millenium29/23.pdf. Acesso em 05 jul 2007.
-HOME, Stewart. Manifestos neoiÌstas: greve da arte. São Paulo:Conrad Editora do Brasil, 2004.
-IGEL, Regina. Osman Lins, uma biografia literaÌria. São Paulo: T.A Queiroz;BrasiÌlia:INL,1988.
-JAMESON, Fredric. PoÌs-Modernismo: A loÌgica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: AÌ€tica,2000.
-LINS, Osman. Avalovara. São Paulo:Companhia das Letras, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).