HERÓIS DA PERIFERIA: IMAGENS DE UM BOM MALANDRO

Autores

  • Marcos da Silva Coimbra UFRJ

Resumo

Este estudo quer revelar como a retratação de uma pessoa histoÌrica e enigmaÌtica como o antigo bicheiro Natal da Portela se realizou no cinema, atraveÌs da direção corajosa e peculiar de Paulo CeÌsar Saraceni, que realizou um tipo de retratação bem forte e, em certos aspectos, ateÌ mesmo livre dessa figura histoÌrica, muito embora isso não tenha significado desrespeito da pessoa que ele foi em vida, uma vez que suas caracteriÌsticas principais foram bem modeladas, com destaque para o seu iÌmpeto de realização social em toda a comunidade de Madureira, que o posicionou como uma espeÌcie de malandro social.

PALAVRAS-CHAVE: Biografia. Ficção. ArqueÌtipo. Malandro. Periferia. 

Referências

REFEREÌ‚NCIAS BIBLIOGRAÌFICAS

BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e de esteÌtica: a teoria do romance. São Paulo, 1998.

. A cultura popular na Idade MeÌdia e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi. São Paulo-BrasiÌlia: Hucitec/ Edunb, 1999. 4a edição.

BOSI, Alfredo. DialeÌtica da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.96- 118.

CAÌ‚NDIDO, AntoÌ‚nio. “DialeÌtica da malandragem”. In O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heroÌis (para uma sociologia do dilema brasileiro). Rio de Janeiro: Zahar, 1980. 2a edição.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 5a edição.

FERREIRA, Felipe. O livro de ouro do carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

GOÌES, Fred. “O carnaval dentro do livro”. In Revista do Livro. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, nuÌmero 46, ano 14, dezembro de 2002.

. “A literatura brasileira e a arte do carnaval”. In Terceira Margem. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/ CNPq, ano VII, nuÌmero 8, 2003.

ORTIZ, Renato. “Estado, cultura popular e identidade nacional”. In Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

VIANNA, Marina Werneck. “A ordenação da folia”. PapeÌis Avulsos 48, Rio de Janeiro: VIEC/ ECO/ UFRJ, 1998.

VIEIRA, Celso. O carnaval do Rio. Rio de Janeiro, nuÌmero 5, 1946.

REFEREÌ‚NCIAS FILMOGRAÌFICAS

BUENA Vista Social Club. Direção: Wim Wenders. Elenco: Ibrahim Ferrer, Juan de Marcos GonzaÌlez, RubeÌn GonzaÌlez, Compay Segundo, Ry Cooder, Joachim Cooder, Manuel "Puntillita" Licea, Orlando "Cachaito" LoÌpez, Manuel "Guajiro" Mirabal, Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Barbarito Torres, Amadito "Tito" ValdeÌs, Pio Leyva. Cuba: Kintop Pictures, Instituto Cubano del Arte e Industrias CinematograÌficos, Road Movies Filmproduktion, 1999. DVD (101 min).

NATAL da Portela. Direção: Paulo CeÌsar Saraceni. Elenco: Grande Otelo, ZezeÌ Motta, MauriÌcio do Valle, Paulo CeÌsar Pereio, Paulão e Tony Tornado. Brasil/ França: Santana/ Coup de Coeur/ Embrafilme, 1988. VHS (100 min).

Downloads

Publicado

2007-09-30

Edição

Seção

Artigos