João Cabral de Melo Neto e o estilo da faca

Autores

  • Roberta da Costa de Sousa UFR

Resumo

A obra de João Cabral de Melo Neto se carateriza por assumir o esforço do poeta na construção de sua arte em oposição aÌ€ inspiração. Nesse trabalho preocupado com a elaboração, o rigor e a clareza, algumas imagens constantes, como a pedra, o deserto, o rio e a faca, expressam a conciliação daquilo que elas representam com a proÌpria filosofia norteadora da composição dos poemas que integram. A poeÌtica cabralina caminha em companhia da visão eÌtica que ele constroÌi. Os proÌprios objetos carregam uma eÌtica e uma poeÌtica. A pedra, por exemplo, traz como princiÌpios morais a resisteÌ‚ncia, a solidez e a permaneÌ‚ncia. No poema “Uma faca soÌ laÌ‚mina”, predomina a imagem da faca que seria uma outra forma de atuação dos valores da pedra. 

Referências

BARBOSA, João Alexandre. A imitação da forma: uma leitura de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Duas Cidades, 1975.

ESCOREL, Lauro. A pedra e o rio -- Uma interpretação da poesia de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2001.

MELO NETO, João Cabral. Poesias completas: 1940-1965. 4a ed. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio, 1986.

NUNES, Benedito. João Cabral de Melo Neto. 2a ed. PetroÌpolis: Vozes, 1974. Coleção Poetas Modernos do Brasil/1.

SECCHIN, Antonio Carlos. João Cabral: a poesia do menos. São Paulo: Duas Cidades; BrasiÌlia: INL, 1985.

SOARES, AngeÌlica Maria Santos. O poema, construção aÌ€s avessas: uma leitura de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; BrasiÌlia: INL, 1978.

Downloads

Publicado

2007-09-30

Edição

Seção

Artigos