O JOGO DA AMARELINHA TODOS OS MUNDOS NUM ESPAÇO LUÌDICO
Resumo
O Jogo da Amarelinha (Rayuela), de Julio CortaÌzar, eÌ apresentado no aÌ‚mbito da construção luÌdica. Na recuperação desse jogo infantil, uma brincadeira amplamente conhecida, CortaÌzar permite que vaÌrias personagens brinquem. Quando pensamos no jogo, não pensamos que somente eÌ permitido a uma pessoa jogar, mas a vaÌrias, porque o jogo não tem dono, ele permite que todos tentem chegar ao final.
Referências
BARTHES, Roland. Aula. Tradução e posfaÌcio de Leyla Perrone-MoiseÌs. São Paulo: Cultrix, 1978.
____________. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1973.
CORTAÌZAR, Julio. As armas secretas. Tradução e posfaÌcio de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio, 2006.
CORTAÌZAR, Julio. O jogo da amarelinha. Tradução de Fernando de Castro Ferro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LEMUS, ViÌctor Manuel Ramos. As reÌdeas da imaginação :Rayuela, de JuÌlio CortaÌzar: entre o histoÌrico e o transcendental. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
NASCIMENTO, Jorge Luiz do. A cidade e seus homens:representações da urbe em Julio Cortazar. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
PIANTAVINHA, Josete de Brito. O processo de criação de Julio CortaÌzar: pensando imagens e tecendo palavras. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.
PREGO, Omar. O fasciÌnio das palavras:entrevistas com Julio CortaÌzar. Tradução de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).