Uma libra de carne
Resumo
O texto aborda o estatuto do corpo. Para Lacan não se trata de um corpo mortificado pelo significante, mas um corpo vivo, corpo que goza e o objeto a, a libra de carne que se deve pagar a fim de se constituir como sujeito. O sujeito nos apresenta a forma de tratar o corpo que lhe eÌ estranho e do qual não eÌ senhor: seriam as modificações corporais, a tatuagem, a escarificação, entre outras, uma tentativa de cunhar um corpo impossiÌvel?
PALAVRAS CHAVE: corpo, gozo, objeto a, modificações corporais, tatuagem, escrita
Referências
BUSTAMANTE, Alessandra. A anguÌstia como meio de acesso ao real na cliÌnica. Belo Horizonte: Escola Brasileira de PsicanaÌlise, 2006. Trabalho apresentado na Jornada de CarteÌis da EBP, em 11 de março de 2006. (Texto ineÌdito)
GROSSO, Mabel L. e ROSCONI, Stella Maria. O corpo como quadro na tatuagem. Agente. Bahia: Escola Brasileira de PsicanaÌlise, ano 1, n. 3, p. 6., maio 1995.
LACAN, Jacques. O SeminaÌrio, livro 10: a anguÌstia Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
LEMOINE-LUCCIONI, EugeÌnie. La robe -- essai psychanalytique sur le veÌ‚tement. Paris: EÌditions du Seuil, 1983.
LIMA, Celso RennoÌ. A letra no corpo. In: MATTOS, Cristiana Pittella de; MEZEÌ‚NCIO, MaÌrcia de Souza (Orgs.). Jovens em anaÌlise: o encontro com o sexo, as marcas no corpo, os modos de vida. Belo Horizonte: Escola Brasileira de PsicanaÌlise, pp. 31-3, 2004.
LYOTARD, Jean-François. O inumano -- considerações sobre o tempo. 2. ed. Trad. Ana Cristina Seabra e Elizabete Alexandre. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
PENEDA, João. Conceito de objeto a em Lacan. Carta ACF. DisponiÌvel em: http://members.tripod.com
Acesso em: 29 maio 2006.
PORTINARI, Denise. A uÌltima fronteira: repensando o corpo na contemporaneidade. In: CASTILHO, KaÌthia e GALVÃO, Diana (orgs.). A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Esfera, 2002. pp. 135-49.
REISFELD, SiÌlvia. Tatuajes: una mirada psicoanaliÌtica. Buenos Aires: PaidoÌs, 2005.
SHAKESPEARE, William. Obra completa. Nova versão, anotada, de F. Carlos de Almeida, Cunha Medeiros e Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S/A, 1989. v. II.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).