Uma libra de carne

Autores

  • Venus Brasileira Couy UFRJ

Resumo

O texto aborda o estatuto do corpo. Para Lacan não se trata de um corpo mortificado pelo significante, mas um corpo vivo, corpo que goza e o objeto a, a libra de carne que se deve pagar a fim de se constituir como sujeito. O sujeito nos apresenta a forma de tratar o corpo que lhe eÌ estranho e do qual não eÌ senhor: seriam as modificações corporais, a tatuagem, a escarificação, entre outras, uma tentativa de cunhar um corpo impossiÌvel? 

PALAVRAS CHAVE: corpo, gozo, objeto a, modificações corporais, tatuagem, escrita    

Referências

BUSTAMANTE, Alessandra. A anguÌstia como meio de acesso ao real na cliÌnica. Belo Horizonte: Escola Brasileira de PsicanaÌlise, 2006. Trabalho apresentado na Jornada de CarteÌis da EBP, em 11 de março de 2006. (Texto ineÌdito)

GROSSO, Mabel L. e ROSCONI, Stella Maria. O corpo como quadro na tatuagem. Agente. Bahia: Escola Brasileira de PsicanaÌlise, ano 1, n. 3, p. 6., maio 1995.

LACAN, Jacques. O SeminaÌrio, livro 10: a anguÌstia Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

LEMOINE-LUCCIONI, EugeÌnie. La robe -- essai psychanalytique sur le veÌ‚tement. Paris: EÌditions du Seuil, 1983.

LIMA, Celso RennoÌ. A letra no corpo. In: MATTOS, Cristiana Pittella de; MEZEÌ‚NCIO, MaÌrcia de Souza (Orgs.). Jovens em anaÌlise: o encontro com o sexo, as marcas no corpo, os modos de vida. Belo Horizonte: Escola Brasileira de PsicanaÌlise, pp. 31-3, 2004.

LYOTARD, Jean-François. O inumano -- considerações sobre o tempo. 2. ed. Trad. Ana Cristina Seabra e Elizabete Alexandre. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.

PENEDA, João. Conceito de objeto a em Lacan. Carta ACF. DisponiÌvel em: http://members.tripod.com

Acesso em: 29 maio 2006.

PORTINARI, Denise. A uÌltima fronteira: repensando o corpo na contemporaneidade. In: CASTILHO, KaÌthia e GALVÃO, Diana (orgs.). A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Esfera, 2002. pp. 135-49.

REISFELD, SiÌlvia. Tatuajes: una mirada psicoanaliÌtica. Buenos Aires: PaidoÌs, 2005.

SHAKESPEARE, William. Obra completa. Nova versão, anotada, de F. Carlos de Almeida, Cunha Medeiros e Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S/A, 1989. v. II.

Downloads

Publicado

2007-09-30

Edição

Seção

Artigos