O (DES)ENLACE DE UMA ESTOÌRIA NA ECOLOGIA
Resumo
A enigmaÌtica questão do amor, tão exposta desde sempre na literatura, seraÌ pensada no presente trabalho. A opção de caminho a ser seguido foi a de interpretação de um conto que conduz a questões entrelaçadas e difusas como os poÌlos liberdade e destino. Para pensaÌ-las, antes foi necessaÌrio falar da ecologia enquanto o estudo da habitação. Da ecologia, entende-se a busca por um espaço proÌprio, visado por todo ser humano. Para tratar dessa busca, desse habitar, um dos teoÌricos usado foi Heidegger. AleÌm dele, tambeÌm OctaÌvio Paz e Platão foram importantes no processo de compreensão da temaÌtica.
Referências
CASTRO, Manuel AntoÌ‚nio de. “Ecologia: A Cultura como Habitação.” In: Ecologia e
Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
HEIDEGGER, Martin. “Construir, habitar, pensar”. In: Ensaios e ConfereÌ‚ncias. PetroÌpolis: Vozes, 2002.
PAZ, OctaÌvio. “Eros e PsiqueÌ‚”. In: A Dupla Chama. Ed. Siciliano, 1993.
PLATÃO. Banquete. Ed. Martin Claret, 2003.
ROSA, João Guimarães. “A estoÌria de LeÌlio e Lina”. In: No UrubuquaquaÌ, no PinheÌm (Corpo de Baile). 9a edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).