A ESTRUTURA TRAGICOÌ‚MICA DO ROMANCE O DIA DO JUIÌZO, DE ROSAÌRIO FUSCO
Resumo
A proposta da comunicação eÌ apresentar uma breve anaÌlise da estrutura narrativa do romance O Dia do JuiÌzo, de RosaÌrio Fusco. Remontando aÌs origens do Drama SatiÌrico da Antiguidade ClaÌssica, sob a eÌgide de DioniÌsio, mostrar-se-aÌ como o estilo mesclado da tragicomeÌdia aparece jaÌ nas primeiras manifestações de culto ao deus do vinho e do prazer, inaugurando uma tradição cujo hibridismo seraÌ a base constitutiva do romance moderno.
Palavras- chave: TRAGICOÌ‚MICO, ROMANCE, DRAMA SATIÌRICO.
Referências
BRANDÃO, Junito. Teatro Grego: EuriÌpedes e AristoÌfanes. Rio de Janeiro. Editora Espaço e Tempo, 1986.
FUSCO, RosaÌrio. O Dia do JuiÌzo. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio, 1961.
SOUZA, Ronaldes de Melo. Introdução aÌ€ PoeÌtica da Ironia. Revista Linha de
Pesquisa. Rio de Janeiro, vol 01, nuÌmero 1, 2000.
SOUZA, Ronaldes de Melo. Atualidade da TrageÌdia Grega. In: Filosofia e Literatura: o traÌgico. Org. Holzermayr Roonsenfild, com colaboração de Francisco Marshal. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).