Uma nova questão sobre violência
Resumo
Partindo de uma reflexão de FeÌlix Guattari no livro As TreÌ‚s Ecologias, o engessado conceito de violeÌ‚ncia eÌ repensado ontologicamente sob o prisma da linguagem como a expropriação daquilo que essencialmente eÌ proÌprio de algueÌm atraveÌs da produção de sentido. A concepção mais originaÌria de linguagem como uma escuta, e não como reprodução, pode ser pervertida por uma visão utilitarista, transformando-a em um mero instrumento da dominação humana. Assim, a literatura, por ser uma forma de arte, eÌ capaz de transgredir o sistema de normas em que vivemos, pois se baseia sempre em criações e não em reproduções vazias. JaÌ a miÌdia, comprometida com a loÌgica capitalista, espetaculariza a violeÌ‚ncia, cometendo na verdade, ela proÌpria uma agressão aÌ€ linguagem.
PALAVRAS-CHAVES: violência, linguagem e ecologia
Referências
BECK, Ulrich. Risk Society: Towards a New Modernity. Londres: Sage Publications, 2003.
BENJAMIN, Walter. Magia e teÌcnica, arte e poliÌtica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996. CASTRO, Manuel AntoÌ‚nio de. Ecologia: a cultura como habitação. In: SOARES, AngeÌlica (organização). Ecologia e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992. DESCARTES, ReneÌ. Discurso do MeÌtodo. www.dominiopublico.gov.br, 2007.
DUBOIS, Christian. Heidegger: introdução a uma leitura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 2006.
HEIDEGGER, Martin. A Caminho da Linguagem. São Paulo: Editora Vozes, 2004. NIETZSCHE, Friedrich. AleÌm do bem e do mal. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005. PEREIRA, Victor Hugo. A Lei do SileÌ‚ncio da VioleÌ‚ncia. In: DIAS, AÌ‚ngela Maria e GLANADEL, Paula (organização). EsteÌticas da Crueldade. Rio de Janeiro: AtlaÌ‚ntica Editora, 2004.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. No caminho de Swann. São Paulo: Editora Globo, 2006.
RUECKERT, William. Literature and ecology: un experiment in Ecocriticism. In: GLOTFELTY, Cheryll & FROMM, Harold; eds. The ecocristicism reader -- landmarks in literary ecology. Atenas / Londres: The University of Georgia Press , 1996.
SOARES, AngeÌlica (organização). Ecologia e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
SOUZA, JoseÌ Cavalcanti de. Os Pensadores - PreÌ SocraÌticos. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).