Uma nova questão sobre violência

Autores

  • Milla Benício UFRJ

Resumo

Partindo de uma reflexão de FeÌlix Guattari no livro As TreÌ‚s Ecologias, o engessado conceito de violeÌ‚ncia eÌ repensado ontologicamente sob o prisma da linguagem como a expropriação daquilo que essencialmente eÌ proÌprio de algueÌm atraveÌs da produção de sentido. A concepção mais originaÌria de linguagem como uma escuta, e não como reprodução, pode ser pervertida por uma visão utilitarista, transformando-a em um mero instrumento da dominação humana. Assim, a literatura, por ser uma forma de arte, eÌ capaz de transgredir o sistema de normas em que vivemos, pois se baseia sempre em criações e não em reproduções vazias. JaÌ a miÌdia, comprometida com a loÌgica capitalista, espetaculariza a violeÌ‚ncia, cometendo na verdade, ela proÌpria uma agressão aÌ€ linguagem. 

PALAVRAS-CHAVES: violeÌ‚ncia, linguagem e ecologia    

Referências

BECK, Ulrich. Risk Society: Towards a New Modernity. Londres: Sage Publications, 2003.

BENJAMIN, Walter. Magia e teÌcnica, arte e poliÌtica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996. CASTRO, Manuel AntoÌ‚nio de. Ecologia: a cultura como habitação. In: SOARES, AngeÌlica (organização). Ecologia e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992. DESCARTES, ReneÌ. Discurso do MeÌtodo. www.dominiopublico.gov.br, 2007.

DUBOIS, Christian. Heidegger: introdução a uma leitura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 2006.

HEIDEGGER, Martin. A Caminho da Linguagem. São Paulo: Editora Vozes, 2004. NIETZSCHE, Friedrich. AleÌm do bem e do mal. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005. PEREIRA, Victor Hugo. A Lei do SileÌ‚ncio da VioleÌ‚ncia. In: DIAS, AÌ‚ngela Maria e GLANADEL, Paula (organização). EsteÌticas da Crueldade. Rio de Janeiro: AtlaÌ‚ntica Editora, 2004.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. No caminho de Swann. São Paulo: Editora Globo, 2006.

RUECKERT, William. Literature and ecology: un experiment in Ecocriticism. In: GLOTFELTY, Cheryll & FROMM, Harold; eds. The ecocristicism reader -- landmarks in literary ecology. Atenas / Londres: The University of Georgia Press , 1996.

SOARES, AngeÌlica (organização). Ecologia e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

SOUZA, JoseÌ Cavalcanti de. Os Pensadores - PreÌ SocraÌticos. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Edição

Seção

Artigos