A GERAÇÃO DA UTOPIA E O PAPEL DO INTELECTUAL NA FORMAÇÃO DE ANGOLA
Resumo
Em seu romance A Geração da Utopia (1994), Pepetela apresenta treÌ‚s deÌcadas da vida de uma geração que possuiÌa um projeto utoÌpico para Angola, mas que não foi inteiramente atingido. Entrelaçando as vidas dos personagens a vaÌrias situações da HistoÌria social de Angola, eÌ exibido um panorama de sonhos e de falhanços, tanto no niÌvel subjetivo quanto no socioloÌgico. Da utopia que nasce de um sonho de liberdade, passando pelos problemas da luta pela realização deste sonho, aÌ€ distopia de uma realidade diferente do previamente imaginado haÌ o papel de tipos intelectuais e como eles contribuiÌram ou deixaram de contribuir no projeto de construção da Angola do fim do seÌculo XX.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da PoÌs-Modernidade. trad. Mauro Gama e ClaÌudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
BENJAMIN, Walter. Magia e teÌcnica, arte e poliÌtica: ensaios sobre literatura e histoÌria da cultura. Trad.: SeÌrgio Paulo Rouanet. 7Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERMAN, Marshall. Tudo que eÌ soÌlido desmancha no ar. A Aventura da modernidade. São Paulo: Cia das Letras, 1986.
COELHO, Teixeira. O que eÌ Utopia. 9a Ed. São Paulo: Brasiliense, 1992. FERREIRA, Manuel. “Quem eÌ o autor africano?”. In: O discurso no percurso
africano I. Lisboa: PlaÌtano, 1989.
GRAMSCI, Antonio. “A Formação dos Intelectuais”, 1982. In: Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 7a Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
LABAN, Michel. “Encontro com Pepetela”. In: Angola: Encontro com Escritores. Porto: Fundação Engenheiro AntoÌnio de Almeida. II vol., 1990.
LUKAÌCS, Georg. “Arte Livre ou Arte Dirigida”, 1967. In: Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, (13): 159-183.
MARCUSE, H. “Para a CriÌtica do Hedonismo”. In: Cultura e Sociedade.Trad. Maria Isabel Loureiro. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MORE, Thomas. Utopia. trad. Paul Turner. Middlesex: Penguin Books, 1965. PEPETELA. A Geração da Utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. http://betogomes.sites.uol.com.br/AgostinhoNeto.htm [Acessado em 10/03/2007 às 15h]
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).