HILST: EXÍLIO DA OIKOS

Autores

  • José AntoÌ‚nio Cavalcanti

Resumo

Contos d'escaÌrnio. Textos grotescos eÌ uma narrativa que faz parte da trilogia obscena de Hilda Hilst. Pode ser entendido como um texto de deslocamento, aparentemente desorganizado pela perda de refereÌ‚ncias, uma espeÌcie de narrativa caoÌtica se confrontado ao padrão tradicional. EÌ o relato de uma voz sem o abrigo e a certeza de uma oikos, de uma voz que vem de fora da casa, vem do terreno do excluiÌdo e do interdito. Não haÌ nenhuma segurança, portanto não haÌ roteiro. O texto eÌ uma organização mis en abiÌ‚me. As figuras hilstianas, seres residuais de um sistema extremamente eficaz na produção simultaÌ‚nea de riqueza, miseÌria e infelicidade, movem-se no lixo, nas sobras, no dejeto do existir. Foram desalojadas do real por excesso de realidade, foram excluiÌdas não por careÌ‚ncia, mas por abundaÌ‚ncia. A proliferação desenfreada do real anula a realidade e deixa os indiviÌduos aÌ€ deriva. EÌ dessa deriva que trata a obra hilstiana, do ser humano sem chão e sem ceÌu., do mal-estar da existeÌ‚ncia, da privação, cujo maior siÌmbolo eÌ a presença de um deus ausente. 

Referências

CASTRO, Manuel AntoÌ‚nio de. “Ecologia: a cultura como habitação”. In: SOARES, AngeÌlica. Ecologia e literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

GLOTFELTY, Cheryll. Introduction-literary studies in an age of environmental crisis. In: GLOTFELTY, Cheryll & FROMM, Harold; eds. The ecocriticism reader -- landmarks in literary ecology. Athens / London. The Univ. of GeoÌrgia Press, 996.

HILST, Hilda. Contos d'escaÌrnio. Textos grotescos. São Paulo: Globo, 2002. MORAES, Eliane Robert e LAPEIZ, Sandra Maria. O que eÌ pornografia. São

Paulo: Brasiliense, 1984.

PEÌCORA, Alcir. Hilda Hilst: call for papers. DisponiÌvel em: http: // www.germinaliteratura.com.br/enc_ago5.htm.

QUEIROZ, Vera. Hilda Hilst: treÌ‚s leituras. FlorianoÌpolis: Mulheres, 2000.

RUECKERT, Willian. Literature and ecology: an experiment in Ecocriticism. In: GLOTFELTY, Cherryl & FROMM, Harold; eds. The ecocriticism reader -- andmarks in literary ecology. Athens / London. The Univ. of GeoÌrgia

Press, 1996. p. 105-23.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos