LITERATURA E SOCIEDADE EM CLARO ENIGMA: UMA LEITURA DE RAZÃO DA RECUSA, DE BETINA BISCHOF
Resumo
Muitos foram os textos jaÌ escritos sobre as possiÌveis razões do retraimento do sujeito poeÌtico drummondiano em Claro enigma. ApoÌs a coletaÌ‚nea Rosa do povo, cujos versos luminosos muitas vezes ganhavam tom de conclamação aÌ€ luta poliÌtica, o poeta mineiro surpreendeu leitores e analistas com a obscuridade da coletaÌ‚nea de 1951. O livro Razão da recusa, tambeÌm se deteÌm na questão da aparente recusa aÌ€ participação em Claro enigma. PoreÌm, apesar do desgaste da discussão entre os criÌticos literaÌrios brasileiros, o volume de Betina Bischof anuncia-se uma leitura instigante e poleÌ‚mica jaÌ desde os primeiros contatos com o livro.
Referências
ADORNO. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/ Ed. 34, 2003. ________. Notas de literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.
BISCHOF, Betina. Razão da recusa. São Paulo: Nankin, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).