Breves diálogos: Cartola e improvisação

Autores

  • Ronaldo Só Moutinho UFRJ

Resumo

A obra de Cartola eÌ construiÌda da sua viveÌ‚ncia do morro, da cidade e da matriz africana que diz respeito a sua origem. Componente este que se mistura a muitos outros matizes e elementos, que na tensão e na alegria do dia a dia, deram sentido a sua poeÌtica.E daiÌ nos ocorre pensar na disposição que muÌsicos, compositores e poetas possuem de nos apresentar aquilo que lhes foi doado. E que de uma certa forma esse diaÌlogo, entre noÌs e o artista, nos faz diferentes do que eÌramos antes, abominando, sendo indiferente ou gostando de uma suposta apresentação sua. Juntamente com isto, que não eÌ pouco, ainda são pessoas de um elevado iÌndice de encontros e de improvisos. Encontros com seus pares, encontro com o puÌblico e encontros com os desencontros tambeÌm. O improviso para viver, trabalhar e cantar. A proÌpria questão do viver, nas searas inesgotaÌveis do “sendoser”, nessa estrada infindaÌvel em que tambeÌm estamos imersos. E de onde vem tanto empenho? Existe unidade nesse vigor? Existe uma escuta de onde o inesperado emana? 

Referências

AÌFRICA O despertar de um continente -- Volume l , Oxford Limited, 1984.

ARTE DA AÌFRICA . Obras-primas do museu EtnoloÌgico de Berlim. Centro Cultural

Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2003.

CAMPBELL, Joseph. Mitologia na vida moderna, - RJ: Record: Rosa dos Tempos,2002. CASTRO, Manuel. A Construção PoeÌtica do Real / organização Manuel AntoÌ‚nio de

Castro, organizador. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.

CASTRO, Mauricio Barros de. Zicartola : poliÌtica e samba na casa de Cartola e Dona

Zica / Mauricio de Barros de Castro. -- Rio de Janeiro: Relume DumaraÌ: Prefeitura , 2004.

COSTA, Alexandre. HeraÌclito: fragmentos contextualizados / tradução apresentação e ComentaÌrio por Alexandre costa, - Rio de janeiro: DIFEL, 2002.

JARDIM, AntoÌ‚nio. Os caminhos da memoÌria --Tese de Doutorado em CieÌ‚ncia da Literatura -PoeÌtica . Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdades de Letras, 1997.

JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo -- DiaÌrio de uma favelada, - RJ: editora AÌtica, 2004.

ELLISON, Ralph. Invisible Man. A Signet Book Published by the new American Library, New York, 1952.

. Shadow & Act. A signet Book Published by the new American Library, New York, 1966.

MARTIN, Heidegger. Ensaios e conferências . Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001.

MORRISON, Tony. Playing in the dark. United States of America: Library of Congress, 1992.

TORRANO, JAA. O mundo como função das Musas. In: Teogonia. A origem dos deuses. Estudo e tradução. São Paulo: Iluminuras,1995.

SILVA, Marilia T. Barbosa da. Cartola: Os tempos idos / MariÌlia T.Barbosa da Silva, Arthur L. de Oliveira Filho, 2. ed, revista e atualizada. -- Rio de Janeiro: Gryphus, 2003.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos