O explícito e o implícito da cegueira social na obra de José Saramago
Resumo
O presente artigo busca pensar o ensaiar e o ver a partir da obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Sabendo-se que quando se ensaia não há nada pronto, há sempre o tentar, o experimentar, o descobrir, o fazer, o refazer, e assim ininterruptamente, apreende-se que ensaiar é não ter respostas acabadas, é sempre interrogar e arriscar possíveis vias. Quer-se, portanto, adentrar o viés ensaístico no artigo que aqui se apresenta para trazer à tona o questionar da visão do homem.Referências
AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da língua Portuguesa. 17.ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BEAUFRET, Jean. H¶lderlin e Sófocles. In: “Observações sobre Édipo; Observações sobre Antígona”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas - Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet e prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. 3.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 2 v.
______ Teatro grego -- tragédia e comédia. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
CASTRO, Manuel Antônio de. Travessia poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.
CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário dos símbolos. Trad.Cristina Rodriguez e Artur Guerra. Lisboa: Editorial Teorema, 1982.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Trad. Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2003.
HÖLDERLIN, Friedrich. Observações sobre Édipo; Observações sobre Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
PAZ, Octavio. El arco y la lira. México: Fondo de Cultura Económica, 1970.
______ Tempo Nublado. Trad. Sônia Régis. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SCHOPENHAUER, Artur. Sobre a visão e as cores. Trad. Erlon José Paschoal. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.
SÓFOCLES. Édipo Rei. Trad. e estudo crítico de Donaldo Schüler. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2004.
______ Rei Édipo. In: “Rei Édipo - Antígone - Prometeu acorrentado”. Prefácio, tradução e notas de J.B. Mello e Souza. 17.ed. Rio de Janeiro : Ediouro.
______ Édipo em Colono. Trad. Padre Dias Palmeira. São Paulo: Martin Claret, 2005a. (Coleção A obra-prima de cada autor).
______ Édipo em Colono. Trad. e introdução de Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2005b. (Coleção Signos).
UNAMUNO, Miguel de. Amor y pedagogía. 2.ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1934.
______ Do sentimento trágico da vida. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______ Névoa. Trad. José Antônio Ceschin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
______ Niebla. Introducción de Ana Suárez Miramón. Madrid: Alianza Editorial, 2007.
VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. Rosa Freire d'Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
VERNANT, Jean-Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. Trad. Bertha Halpem Gurovitz. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
VIEIRA, Trajano. Édipo Rei de Sófocles. Apresentação J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2007.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Anotações sobre as cores. Apresentação, tradução e notas de João Carlos Salles Pires da Silva. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
Trabalhos disponíveis apenas on line (Internet)
CASTRO, Manuel Antônio de. Dicionário de Poética e Pensamento. Disponível em: Acesso em: 28 julho 2009.
Filmes e vídeos
JANELA DA ALMA. Direção de João Jardim e Walter Carvalho. Brasil: Europa Filmes, 2002. (73 min).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).