A escrita crítica de Walter Benjamin: uma perspectiva alegórica

Autores

  • Jander de Melo Marques Araújo UFRJ

Resumo

A reflexão sobre a alegoria acompanhou o escritor Walter Benjamin (1892-1940)em seu exercício de retomada da crítica como forma (gênero). Suas ideias sobre a teoria doalegórico estão presentes, sobretudo, no importante livro chamado Origem do DramaBarroco Alemão, finalizado em 1925, porém, recusado como tese de livre-docência naUniversidade de Frankfurt. Neste estudo - publicado em 1928 - o autor alemão identifica aalegoria como elemento principal na representação de mundo do Barroco, procurandovalorizar esse conceito e contrapondo-o ao de símbolo. Examinando a alegoria em funçãodo drama barroco, Walter Benjamin enfatiza a diferença deste em relação à tragédiaclássica. O diferencial desta obra está em colocar a alegoria como atingindo a próprianatureza da obra literária. E é a partir do drama barroco alemão que nosso autor trabalhaesta ideia.

Referências

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Publicado

2017-03-08

Edição

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Artigos