O espaço na poesia de S. Mallarmé
Resumo
Neste trabalho trata-se de pensar a obra do poeta S. Mallarmé a partir de uma leitura de Fragments d'un discours amoureux e Comment vivre ensemble, de Barthes que define a literatura como um espaço onde vivem juntos, leitor e autor, criação e leitura. Pretendemos mostrar de que maneira a obra de Mallarmé leva as últimas conseqüências a idéia de criação no espaço e da literatura como espaço de criação do autor e do leitor também.
Palavras chave: Escrita. Criação. Espaço.
Referências
BARTHES, R. Como viver junto. Simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_____. Fragments d'un discours amoureux .In: Oeuvres complètes. Tome IV.
BLANCHOT, M. L'espace littéraire. Paris : Gallimard, 1955.
BENOIT, E. Mallarmé et le mystère du « Livre ». Paris : Honoré Champion, 1998.
MALLARMÉ, S. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1998, 2003.
PEREC, G. Espèces d'espaces.Paris : Galilée, 1974.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).