Notícia da caligrafia na poesia moderna brasileira: história e pré-história
Resumo
Em virtude do pouco conhecimento e da importância que as pesquisas plásticas assumem na poesia contemporânea, torna-se necessário configurar uma história dessas pesquisas na poesia brasileira. O enfoque específico na técnica caligráfica, em um breve panorama de nossa poesia, mostrará sua presença em todos os momentos de constituição da modernização da arte brasileira, inclusive na prosa (Machado de Assis, Pré-Modernismo, Modernismo), sugerindo uma relação específica, ainda imprecisa, entre a cultura brasileira e esta técnica. O processo de modernização da técnica caligráfica é gradativo, tornando, a cada momento, mais substancial a incorporação da técnica ao poema moderno (Oswald de Andrade, Pagu, Joaquim Cardozo). A ambiguidade entre a técnica e a constituição da subjetividade poética moderna parece ser a chave para compreender a um só tempo a pouca produtividade e a insistência desta técnica ao longo da poesia moderna.
Palavras-chave: poesia moderna brasileira, poema caligráfico, poesia e artes plásticas.
Referências
ANDRADE, Oswald. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. São Paulo: Globo, 1992. (Obras Completas de Oswald de Andrade)
ANDRADE, Oswald. Poesias Reunidas. 5 Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. (Coleção Vera Cruz, VII).
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Globo, 1997. (Obras completas de Machado de Assis).
CAMPOS, Augusto de. “eh pagu eh”. In: GALVÃO, Patrícia. Pagu: vida-obra. Organizado por Augusto de Campos. 3 Ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CAMPOS, Haroldo de. “Réquiem para Miss Cíclone, musa dialógica da pré-história textual oswaldiana”. In: ANDRADE, Oswald. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. São Paulo: Globo, 1992. (Obras Completas de Oswald de Andrade).
CANDIDO, Antonio. “Letras e ideias no período colonial”. In: CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 8 Ed. São Paulo: T. A. Queiroz/Publifolha, 2000, pp. 83- 100. (Grandes nomes do pensamento brasileiro).
CARDOZO, Joaquim. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2008.
GALVÃO, Patrícia. Pagu: vida-obra. Organização Augusto de Campos. 3 Ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
PIGNATARI, Décio. Semiótica & literatura. 6 Ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo das Letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).