Observações sobre a sociedade do espetáculo

Autores

  • Plinio Fernandes Toledo UFRJ

Resumo

Em A Sociedade do Espetáculo, cumpre ressaltar, o que está em jogo não é a descrição puramente fenomenológica da crosta visível da ilusão midiática que cintila diante da percepção do espectador inerte, mas a explicação desde princípios do desenraízamento do humano e suas conseqüências para a vida do homem moderno. Não uma análise particularista das manifestações imediatamente apreensíveis do espetáculo, coisa óbvia a que os leitores de manuais, de fontes indiretas e equivocadas acostumaram-se, mas uma dedução conseqüente e necessária de suas origens e articulações como fenômeno ligado à lógica da produção e reprodução global do sistema capitalista.

Referências

BELLONI, M. L. (org.) A formação na Sociedade do Espetáculo, São Paulo: Edições Loyola, 2002.

_____. A formação na Sociedadde do Espetáculo: gênese e atualidade do conceito, Santa Catarina: Revista Brasileira de Educação.

COELHO, C. N. P., (org) Comunicação e Sociedade do Espetáculo, São Paulo: Paulus, 2006.

DEBORD, G., A Sociedade do Espetáculo, Tradução de Estela dos Santos Abreu, Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1997.

FREDERICO, C. Lukács: um clássico do século XX, São Paulo: Editora Moderna, 1997. INTERNATIONALE SITUATIONNISTE, 1958-1969, Paris: Champ Libre, 1975.

JAPPE, A, Guy Debord, Petrópolis: Vozes, 1999. LÖWY, M, A Estrela da Manhã: surrealismo e marxismo, Tradução de Eliana Aguiar, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

_____. Walter Benjamin: aviso de incêndio, uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”, Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

LUKÁCS, G, História e Consciência de Classe, Porto: Publicações Escorpião, 1974. MARX, K, O Capital: crítica da economia política, Tradução de Régis Barbosa e Flávio R. Kothe, São Paulo: Abril Cultural, 1983.

_____. História, org. Florestan Fernandes, São Paulo: Editora Ática, 1984.

_____. A Ideologia Alemã, Tradução de José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira, São Paulo: Editora Hucitec, 1987. MÉSZÁROS, I, Marx: a Teoria da Alienação, Tradução de Waltensir Dutra, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

Downloads

Publicado

2017-03-08

Edição

Seção

Artigos