O grotesto em Baudelaire
Resumo
O ensaio procura identificar, a partir da obra poética e de algumas reflexões estéticas de Charles Baudelaire (1821-1867), ocorrências do grotesco, recurso estilístico de grande força imagética que revela um olhar moderno sobre o mundo e o próprio fazer poético.
Palavra-chave: Grotesco, Baudelaire, Modernidade
Referências
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Jamil Almansur Haddad. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.
____________________ . As flores do mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
____________________. Meu coração desnudado. Trad. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
____________________. Pequenos poemas em prosa. Trad. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3 ed., 1976.
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Prefácio de Cromwell. Trad. Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 2002.
KAYSER, Wolfgang. O grotesco. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1986.
LINS, Vera. Crítica e utopia nos escritos de Gonzaga Duque: uma terceira margem do moderno. Publicado em Qfwfq/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vol. 2,
n. 1, 1996. Rio de Janeiro: UERJ, 1996, pp. 78-88.
PROUST, Marcel. A propósito de Baudelaire. in: Nas trilhas da crítica. Trad. Plínio Augusto Coelho. São Paulo: Edusp, 1994.
ROSENFELD, Anatol. A visão grotesca. in: Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1976.
VALÉRY, Paul. Situação de Baudelaire. in: Variedades. Trad. Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).