O pêndulo de Rosalina: Repressão e Liberdade em Ópera dos Mortos
Resumo
Reprimir e Libertar são forças duais de mesma intensidade que permeiam a vida do ser humano. O objetivo desse trabalho é mostrar como a personagem Rosalina, de Ópera dos Mortos, sofre a influência da repressão familiar (por parte de seu falecido pai, daí a referência aos mortos) e como essa influência desemboca numa libertação ao conhecer José Feliciano, chamado também de Juca Passarinho (por ser caçador desses animais, embora não tenha munição como o narrador mesmo diz). A repressão sexual (que é o que se irá tratar aqui) pode ser considerada como um “conjunto de interdições, permissões e normas que visam a controlar o exercício da sexualidade”, diz Marilena Chauí em Repressão Sexual: essa nossa (des)conhecida; como Rosalina é reprimida pela memória do pai e liberta por correr em suas veias o sangue do avô, originase daí sua comparação com o pêndulo de um relógio que vai de um lado para outro.
Referências
ALBERONI, Francesco. O Erotismo. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
BATAILLE, George. O Erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.
BENJAMIN, Walter. “O narrador”. In: _________. Obras Escolhidas. 3 ed. São Paulo: Brasiliense,
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Repressão Sexual: essa nossa (des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1987.
DOURADO, Autran. Ópera dos Mortos. São Paulo: Círculo do Livro, 1973.
MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização. Guanabara Koogan, 8 ed.
MAY, Rollo. Eros e Repressão: amor e vontade. Petrópolis: Vozes, 1978.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).