A CRIAÇÃO ARTÍSTICA, SOB A ÓTICA DE DOIS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
Resumo
Uma reflexão sobre a visão, na obra de Machado de Assis, do processo criativo e sua associação com o páthos da melancolia. São apreciados dois contos: “Cantiga de esponsais” e “O cônego ou metafísica do estilo”
Referências
BARBIERI, Ivo. O cônego ou a invenção da linguagem. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro,
/134. Abr. Set. 1998, p. 3548.
LUCCHESI, Ivo. Crise e escritura: uma leitura de Clarice Lispector e Vergílio Ferreira. Rio de Janeiro: ForenseUniversitária, 1987.
_____________. Os sentidos da dor e duas traições: Rousseau e Machado. Estudo monográfico para o curso de doutoramento em Ciência da Literatura da UFRJ: 1999.
PLATÃO. Íon. Tradução de Carlos Alberto Nunes.
Notas de aula do curso Poesia e Filosofia: o Íon, de Platão. Ministrado pelo prof. Alberto Pucheu. 1º sem. 2005 UFRJ
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).