MÁSCARAS E MASCARADOS, A ARS EROTICA VENEZIANA
Resumo
A manifestação carnavalesca é uma arte que usa como tema algo que também já tem seu enredo. A folia dessa festa possui por si só a sua estética, realizações plásticas através da criatividade, do ludismo, dos ritmos e alegorias.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.
BOLLON, Patrice. A moral da máscara: merveilleux, zazous, dândis, punks, etc. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de janeiro: Rocco, 1993.
GAIGNEBET, Claude. Le carnaval: essais de mythologie populaire. Paris: Payot, 1979.
PERNIOLA, Mario. Il Sex appeal dell'inorganico. Torino: Einaudi, 1994.
TREVISAN, Andrea. Carnevale di Venezia. Itália : 19982000. 3 fotografias. Disponível em: <http://www.geocities.com/Paris/Bistro/6560> Acesso em: 20 jun. 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).