AS CONFIGURAÇÕES DE EROS NA NARRATIVA DE NÉLIDA PIÑON: ASPECTOS DO EROTISMO N'A CASA DA PAIXÃO
Resumo
A paixão designa um estado arrebatador, intenso, ardente, um vigoroso desejo com forte conotação erótica, ao qual o Homem se entrega sem reservas. É a sensação delirante, coligada à emoção. Domina e oblitera a razão e o discernimento face às próprias vivências, surgindo relacionada ainda à sensualidade intensa, ao afeto dominador e alucinado, aproximandose,
por vezes, da obsessão, pois a paixão é sempre provocada pela presença ou ausência de algo que conduz à reação, na maioria das vezes, de improviso. Tal sentimento revela que o Ser vive na eterna dependência do Outro.
Publicado
2017-04-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).