A essência da literatura e da música relacionada às questões filosóficas: um interfazer resgatando o originário entre música, literatura e filosofia

Autores

  • Priscila Guedes UFRJ

Resumo

Sociedade, dias atuais, pósmodernidade, cultura do suporte: o que isso nos diria sobre literatura, música e filosofia? Conseguiriam eles fazer uma relação entre os três? Vivemos num mundo com e sem literatura, com e sem música, com e sem filosofia -- literatura, música e filosofia vivem hoje uma grande dissociação. O que isso implicaria para a sociedade atual, para o século XXI, chamada por Miroslav Milovic (2004) de “comunidade da diferença”?

Referências

AGUIAR, Werner. “Música e hermenêutica no horizonte do mito”. In: CASTRO, Manuel Antônio de. (org.). A construção poética do real. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.

_______________. Música: poética do sentido. Uma ontologofania

do real. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura -- Poética. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 2004.

BUARES, Priscila Guedes. “A verdadeira arte de pensar a literatura”. In: SOLETRAS: Revista do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores / UERJ: Ano 4, n° 07, jan.jun. 2004.

CASTRO, Antônio José Jardim e. Música: vigência do pensar poético. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura -- Poética. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1997

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Rio de Janeiro: Edições 70, s/d. MILOVIC, Miroslav. “A crise da filosofia”. In: Comunidade da diferença. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

PUCHEU, Alberto. “Literatura, para que serve?”. In: CASTRO, Manuel Antônio de. (org.). A construção poética do real. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.

TORRANO, Jaa. Teogonia: A origem dos deuses. Apud CASTRO, Antônio José Jardim e. Música: vigência do pensar poético. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura --Poética. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1997.

_____________. O sentido de Zeus. Apud CASTRO, Antônio José Jardim e. Música: vigência do pensar poético. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura -- Poética. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1997

Publicado

2017-04-04

Edição

Seção

Artigos