A essência da literatura e da música relacionada às questões filosóficas: um interfazer resgatando o originário entre música, literatura e filosofia
Resumo
Sociedade, dias atuais, pósmodernidade, cultura do suporte: o que isso nos diria sobre literatura, música e filosofia? Conseguiriam eles fazer uma relação entre os três? Vivemos num mundo com e sem literatura, com e sem música, com e sem filosofia -- literatura, música e filosofia vivem hoje uma grande dissociação. O que isso implicaria para a sociedade atual, para o século XXI, chamada por Miroslav Milovic (2004) de “comunidade da diferença”?
Referências
AGUIAR, Werner. “Música e hermenêutica no horizonte do mito”. In: CASTRO, Manuel Antônio de. (org.). A construção poética do real. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.
_______________. Música: poética do sentido. Uma ontologofania
do real. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura -- Poética. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 2004.
BUARES, Priscila Guedes. “A verdadeira arte de pensar a literatura”. In: SOLETRAS: Revista do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores / UERJ: Ano 4, n° 07, jan.jun. 2004.
CASTRO, Antônio José Jardim e. Música: vigência do pensar poético. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura -- Poética. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1997
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Rio de Janeiro: Edições 70, s/d. MILOVIC, Miroslav. “A crise da filosofia”. In: Comunidade da diferença. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.
PUCHEU, Alberto. “Literatura, para que serve?”. In: CASTRO, Manuel Antônio de. (org.). A construção poética do real. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.
TORRANO, Jaa. Teogonia: A origem dos deuses. Apud CASTRO, Antônio José Jardim e. Música: vigência do pensar poético. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura --Poética. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1997.
_____________. O sentido de Zeus. Apud CASTRO, Antônio José Jardim e. Música: vigência do pensar poético. Tese de Doutorado em Ciência da Literatura -- Poética. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1997
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).