A mãe espacial ou memória revisitada
Resumo
As linhas que se seguem neste capítulo tentam decifrar as memórias afetivas do eulírico
nas composições musicais de Caetano Veloso em busca de um conhecimento maior de sua existência durante sua trajetória da infância e adolescência na cidade baiana de Nossa Senhora da Purificação. As canções aqui analisadas podem ser consideradas como um mosaico memorialístico do poeta baiano, que nos encanta pela nostalgia do eulírico através dos trilhos delicados de sua memóriaafeto. No universo de N. S. da Purificação, cidade que define seu modo de ser, o eulírico nos mostra suas memórias repletas de conceitos, moralidade, ideologia, valores e afetos de uma cidade do interior da Bahia.
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
___________________. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velho. São Paulo: EDUSP, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Os trabalhos da memória. In: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velho. São Paulo: EDUSP, 1994.
CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
CUNHA, Helena Parente. Mulheres Inventadas 1. 2ª ed. Visão psicanalítica descompromissada e interdisciplinar de textos na voz masculina. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
______________________. Mulheres inventadas 2. Visão psicanalítica descompromissada e interdisciplinar de textos na voz masculina. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
ELIADE, Mircea. Mito do eterno retorno. Cosmo e história. São Paulo: Editora Mercuryo, 1992.
_______________. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágicoreligioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
_______________. Mito e realidade. São Paulo: editora Perspectiva, 2002.
FREUD, Sigmund. Gradiva de Jensen e escritos criativos e devaneios. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976. ESB. Vol. XXX.
ROSENBAUM, Yudith. Manuel Bandeira: uma poesia da ausência. São Paulo: Edusp/Imago, 1993. Grande dicionário Larousse Cultural da língua portuguesa. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).