Poéticas de Bandeira e Drummond
Resumo
De todos os poetas do cânone, Manuel Bandeira é um dos que mais viveram o conflito entre as
formas tradicionais e modernas. Mas não se trata de uma rejeição anticlássica
de fato, como às vezes se entende, pois o poeta não se libertou das questões do lirismo tradicional — a não ser o formalismo —, norteadoras de seu fazer poético quando de sua estréia na poesia, com A Cinza das Horas (1917). Neste livro, a poesia de Manuel Bandeira celebra um pacto com a antiga poesia metrificada e rimada; e é neste livro que o EUlírico recebe seu primeiro estigma: o aspecto doentio e melancólico. O livro reza uma metapoética ligada às convenções líricas.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967. (Bibl. lusobrasileira)
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.
LIMA, Luiz Costa. Capítulo II: o princípiocorrosão na poesia de Carlos Drummond de Andrade; Capítulo III: a traição conseqüente ou a poesia de Cabral. in: .Lira e antilira: Mário, Drummond e Cabral. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995.
MARTINS, Wilson. 3ª Parte: Autores fundamentais: Manuel Bandeira. in:
O modernismo. São Paulo: Cultrix, 1973.
MELO NETO, João Cabral de. Psicologia da composição. in: Obra poética. Rio de Janeiro: Aguilar, 1995. (p. 87102)
MILLIET, Sérgio. Panorama da moderna poesia brasileira. Rio de Janeiro: MES, 1952.
NUNES, Benedito. Introdução crítica. in: João Cabral de Melo Neto. Petrópolis: Vozes, 1974. (poetas modernos do Brasil, 1)
SANTIAGO, Silviano. Circulação do poema sem poeta. in:Carlos Drummond de Andrade. Petrópolis: Vozes, 1976.
SOUZA, Helton Gonçalves de. A poesia crítica de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Annablume, 1999.
VÍTOR, Nestor. Cartas à gente nova: A Cinza das horas. in: Obra crítica. Rio de Janeiro: MEC/Casa de Rui Barbosa, 1973.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).