A paisagem n'Os Sertões de Euclides da Cunha
Resumo
A descrição do cenário natural na parte estritamente relacionada à “A Terra” apresenta dois traços bem marcantes. Refirome a dois tipos dominantes de paisagem configurados no interior da escrita euclidiana, que, por contrastarem nos seus respectivos caracteres, balizam um ao outro de forma a obstar a emergência de uma terceira paisagem. Se a opção euclidiana pelo descritivismo científico indicava a crença no potencial de captação objetiva do olhar, conforme iremos avançando na leitura desta parte, seremos capazes de verificar que as características da natureza naquele cenário vão resistir de maneira particular à neutralidade exigida pela objetivação do mundo visível. Sublinhar, aqui, o
elemento de resistência significa desde já chamar a atenção para uma tensão entre o controle do propósito científico euclidiano sobre a natureza e o realce do elemento dramático na paisagem. Tensão, portanto, que se traduzirá no embate do que se espera pela busca de neutralidade descritiva com a sensibilização despertada a partir do contato íntimo com a natureza. É dominantemente sob esse tensionamento que a narrativa da primeira parte d'Os Sertões se desenvolverá.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).