OS JOGOS DE SENTIDOS FICCIONAIS EM JASMINE E ALIAS GRACE
Resumo
Este trabalho pautase pela tentativa de fazer algo desafiador: analisar os sentidos ficcionais de dois romances da contemporaneidade, eivados de marcantes estratégias estéticas eminentemente pósmodernas, à luz de conceitos teóricos de escritores tanto do século XIX quanto contemporâneos cujas idéias absolutamente não se alinhem nos multifacetados parâmetros das estéticas da pósmodernidade, ou que, no máximo, simplesmente reconheçam, mas não necessariamente lidem diretamente com os objetivos e áreas de interesse dos Estudos Culturais, nem tampouco esposem as mais emblemáticas e radicais formas de representações literárias pósestruturalistas.
Desse modo, em vez de lançar mão prioritariamente de críticos como Gayatri Chakravorty Spivak, Stuart Hall, Linda Hutcheon, Edward Said e Homi Bhabha,somente para
citar alguns dos que são mais freqüentemente utilizados em análises de romances como Jasmine e Alias Grace, optarei por recorrer a textos ficcionais ou teóricos de Henry James, Virgínia Woolf, August Wilhelm von Schlegel; e aos jogos textuais da teoria de Wolfgang Iser.
Referências
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FELSKI, Rita. Beyond Feminist Aesthetics: Feminist Literature and Social Change. Cambridge: Harvard University Press, 1989.
ISER, Wolfgang. Trad.: Bluma Waddington Vilar e João César de Castro Rocha. “Teoria da Recepção: Reação a uma Circunstância Histórica”. J. C. de Castro Rocha, org., Teoria da Recepção. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.
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